Conheça a história da música Drão, cantada por Gilberto e Preta Gil

Gilberto Gil surpreendeu ao receber a filha, Preta Gil, para uma apresentação durante o show da turnê Tempo Rei, na noite desse sábado (26/4), em São Paulo.

A dupla cantou a música Drão, canção composta em homenagem à terceira esposa do cantor e mãe de Preta, Sandra Gadelha. Nos telões, arquivos pessoais da família foram exibidos, dando um toque de emoção a mais.

3 imagens

Gilberto Gil visita Preta Gil no hospital

Preta Gil durante internação
1 de 3

Preta e Gilberto Gil cantando juntos

Reprodução/Redes sociais

2 de 3

Gilberto Gil visita Preta Gil no hospital

3 de 3

Preta Gil durante internação

Instagram/Reprodução

História de Drão

Um dos clássicos da música brasileira, Drão é uma canção autobiográfica composta por Gilberto Gil em 1981 e lançada um ano depois.

A obra homenageia Sandra Gadelha, terceira esposa de Gilberto e mãe de três dos seus filhos: Preta, Pedro e Maria. O casal começou a namorar em 1968 e se casou em 1969.

Com versos de carinho e afeto, Drão tem como título um apelido carinhoso dado à Sandra: Sandrão, dado por Maria Bethânia, e que acabou sendo adotado pelas pessoas próximas.

Composta durante a separação do casal, a música trata do divórcio de uma forma especial após 12 anos de matrimônio.

3 imagens

Gilberto Gil e Sandra Gadelha

Gilberto Gil e Sandra Gadelha
1 de 3

Gilberto Gil e Sandra Gadelha

Reprodução

2 de 3

Gilberto Gil e Sandra Gadelha

Reprodução

3 de 3

Gilberto Gil e Sandra Gadelha

Regravações

Drão foi regravada algumas vezes ao longo dos anos por grandes nomes da música brasileira.

A faixa está presente no álbum Dois Amigos, Um Século de Música, gravado por Gilberto e Caetano Veloso, amigos de longa data.

Djavan também regravou a canção, que está presente no álbum Perfil, lançado em 2006.

Outra versão bastante conhecida da música foi feita em uma parceria de Gil, Caetano e Ivete Sangalo, que se reuniram e apresentaram a canção durante um show em 2012.

Presença de Preta Gil

A presença de Preta no show do pai ocorre após a artista ter recebido alta hospitalar depois de 14 dias internada. Ela entrou no palco auxiliada pela irmã Nara Gil e por Mariá Pinkusfeld, nora de Gilberto. A apresentação emocionou pai, filha e plateia.

A cantora enfrenta um câncer colorretal desde janeiro de 2023. Em agosto de 2024, ela passou por uma cirurgia para remover os tumores. No entanto, exames posteriores indicaram que o câncer havia se espalhado para quatro outras regiões do corpo, o que exigiu a retomada do tratamento.

Veja o vídeo da apresentação:

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Metrópoles Fun (@metropolesfun) 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.