Esqueça os memes da internet — 5 carros franceses de arrepiar

Muitos brasileiros julgam os carros franceses de maneira pejorativa. Igual ao Jeep Renegade, eles também viraram alvo de memes na internet. Ok, existem os modelos problemáticos, mas aqui tem alguém que nunca teve dor de cabeça com um carro francês – e não estou falando dos carros de teste fornecidos pelas montadoras.

Para tentar reduzir esse estigma — e, quem sabe, fazer você repensar essa visão — selecionamos cinco modelos franceses de arrepiar, todos produzidos na terra do croissant e da Torre Eiffel.

Peugeot 205 T16

Peugeot 205 T16 no rali
Peugeot 205 T16 [Divulgação]

O Peugeot 205 T16 foi a resposta da França à insanidade que era o Grupo B do rali. Um hatch leve, brutal e com uma relação peso-potência absurda, que parecia desafiar a física. O motor 1.8 turbo, montado em posição central, entregava no mínimo 349 cv, e a tração era integral. A potência variava de acordo com a prova disputada.

O Grupo B do WRC (World Rally Championship) durou de 1982 a 1986, e o 205 T16 não tinha quase nada a ver com o modelo de rua. Ele foi guiado por lendas como Ari Vatanen, um dos maiores nomes da história do rali.

Renault 5 Turbo

5 carros franceses de arrepiar
Renault 5 1980 (divulgação)

O Renault 5 Turbo era um monstro enjaulado com aparência de hatch urbano. Como no 205 T16, o motor foi instalado em posição central, atrás dos bancos dianteiros — e a tração era traseira.

Isso exigiu a criação de para-lamas estufados e entradas de ar laterais para alimentar o propulsor. A versão de rua do carro francês entregava 160 cv, enquanto a de competição despejava até 320 cv. Leve e explosivo, virou ícone instantâneo dos anos 80 e marcou presença no Mundial de Rali com vitórias importantes.

Ligier JS2

Ligier JS2 branca parada de lateral no campo
LIgier JS2 [Divulgação]

Fabricado entre 1971 e 1975, o Ligier JS2 foi o segundo modelo da marca e seu maior destaque. Aliás, em 1975, ele cruzou a linha de chegada de Le Mans em segundo lugar geral, superando carros da Porsche e da Ferrari. Um marco entre os carros franceses.

O JS2 utilizou motores Maserati V6: nas primeiras versões, um 2.7 com 170 cv; nas mais fortes, um 3.0 com até 210 cv. Sempre montado em posição central-traseira, o propulsor dava vida a um carro leve, estável e pronto pra encarar os gigantes.

Peugeot 406 Coupé

O Peugeot 406 Coupé foi um carro francês que marcou época
Peugeot 406 Coupé [autowp.ru]

O Peugeot 406 Coupé talvez seja o carro francês mais elegante dos anos 90. O design, assinado pela italiana Pininfarina, exibia linhas limpas e longas, criando a silhueta perfeita de um gran turismo.

Além disso, o motor V6 3.0 24v, com 194 cv e 27,7 kgfm, levava o carro de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. O acabamento interno mais refinado e o comportamento suave na estrada completavam o pacote. Um clássico moderno que merece respeito — e vaga em qualquer garagem de bom gosto.

Citroën SM

Citroën SM dourado parado de lateral com árvores ao fundo
Citroën SM [Divulgação]

O Citroën SM era um cupê gran turismo de quatro lugares, com interior luxuoso, suspensão futurista e soluções de design revolucionário. Impressionava do lado de fora, enquanto o interior luxuoso exibia o volante de raio único.

Sob o capô, o motor era o lendário V6 2.7 da Maserati, com três carburadores Weber e 170 cv, combinado a um câmbio manual de cinco marchas. Ele ia aos 100 km/h em 8,5 segundos. A suspensão hidropneumática, herdeira do DS, aliada aos freios a disco nas quatro rodas, fazia dele um dos carros mais avançados do seu tempo — e um dos mais suaves de se guiar.

Você é do time que curte ou que não vai com a cara dos carros franceses? Compartilhe sua opinião nos comentários!


O post Esqueça os memes da internet — 5 carros franceses de arrepiar apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.