Frente fria e chuvas intensas marcam a previsão do tempo para a semana

nuvens carregadas e frente fria - previsão do tempo - região sul
Foto: Freepik

A previsão para a semana entre 28 de abril e 2 de maio aponta um cenário climático variado em todas as regiões do Brasil, conforme análise do meteorologista Arthur Müller, do Canal Rural.

Sul

Na região, uma frente fria afastada no oceano provoca pancadas isoladas no leste e norte de Santa Catarina e no leste e sul do Paraná. A maior parte do Rio Grande do Sul inicia a semana sem chuva, com temperaturas mais amenas.

Nas áreas de baixada, as mínimas devem girar em torno de 10 ºC, e há chance de geada apenas na Serra Gaúcha e Catarinense, onde os termômetros podem marcar abaixo de 4 ºC.

O tempo mais firme deve favorecer a conclusão da colheita do arroz em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Apenas o oeste gaúcho e os litorais de Santa Catarina e Paraná devem registrar volumes baixos de chuva, entre 5 e 10 milímetros.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Sudeste

O litoral de São Paulo e a capital paulista terão mais nebulosidade e possibilidade de chuviscos. Já no norte do estado, no Triângulo Mineiro, no noroeste e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, há previsão de pancadas moderadas a fortes.

No Rio de Janeiro, o sol aparece entre nuvens, com possibilidade de chuva fraca no fim da tarde.

O acumulado da semana deve ficar entre 40 e 50 milímetros no centro-norte mineiro, Espírito Santo, Rio de Janeiro e litoral paulista, favorecendo especialmente os cafeicultores capixabas.

No restante de São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais, a chuva será mais fraca, entre 10 e 15 milímetros, sem grandes impactos nas operações agrícolas.

Centro-Oeste

Instabilidades provenientes do Paraguai devem trazer chuva para Mato Grosso do Sul, especialmente no noroeste e sul do estado, com risco de temporais. Em Mato Grosso e Goiás, pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer, com atenção para as capitais Cuiabá e Goiânia.

O centro-norte de Mato Grosso e o nordeste de Goiás devem acumular de 30 a 40 milímetros, favorecendo a manutenção da umidade no solo.

Nas demais áreas da região, os volumes variam entre 5 e 15 milímetros, permitindo o avanço das atividades em campo, como o tratamento fitossanitário do milho segunda safra.

Nordeste

A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) provoca pancadas de chuva no litoral do Maranhão, Piauí e Ceará. O interior da região permanece seco e abafado.

No litoral da Bahia, o alerta é para chuvas volumosas, com acumulados entre 100 e 150 milímetros, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos. No norte do Ceará e Maranhão, as chuvas agrícolas devem alcançar de 30 a 40 milímetros, enquanto no restante do Maranhão, sul do Piauí e interior baiano, os volumes ficam entre 15 e 30 milímetros.

Apesar da melhoria, o cenário ainda exige atenção para armazenamento de água.

Norte

O tempo instável persiste, com sol entre nuvens e alerta de temporais em Manaus, Belém e Macapá. Rio Branco e Porto Velho também devem registrar chuva frequente.

A ZCIT segue ativa, levando volumes de até 100 milímetros para Roraima, noroeste do Pará, Amapá e norte do Amazonas, impactando as atividades em campo.

Acre, Rondônia, o restante do Amazonas, Pará e Tocantins terão volumes entre 30 e 50 milímetros, mantendo a boa umidade para pastagens e cultivos em desenvolvimento.


O post Frente fria e chuvas intensas marcam a previsão do tempo para a semana apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.