‘Grande ensinamento de Francisco foi que só a misericórdia cura e cria um mundo novo’, diz cardeal Pietro Parolin, em missa após um dia do sepultamento do papa


Missa desta manhã contou com a participação de jovens provenientes de várias partes do mundo. Este domingo marca o último dia do Jubileu dos Adolescentes, quando aconteceria a canonização do Beato Carlo Acutis, o ‘padroeiro da internet’. Missa pós morte do papa Francisco
Reprodução/YouTube/AssociatedPress
Aconteceu na manhã deste domingo (27) uma missa na Praça São Pedro, no Vaticano, um dia depois o sepultamento do papa Francisco. O evento contou com um discurso do cardeal Pietro Parolin.
Ele declarou que o grande ensinamento do papa Francisco foi: “só a misericórdia cura e cria um mundo novo, extinguindo os focos de desconfiança, ódio e violência”.
Parolin – conhecido como “vice-papa” – ressaltou também que a dor pela partida de Francisco se assemelha com o que os apóstolos viveram com a morte de Jesus. “A dor pela sua partida, a tristeza que nos assalta, a perturbação que sentimos no coração, a sensação de desorientação: estamos a viver tudo isto”.
A missa desta manhã contou com a participação de jovens provenientes de várias partes do mundo. Este domingo marca o último dia do Jubileu dos Adolescentes, quando aconteceria a canonização do Beato Carlo Acutis, o ‘padroeiro da internet’ – evento que foi adiado pelo falecimento de Francisco.
⛪ 📱 Carlo morreu de leucemia, em 2006, aos 15 anos. Com talento na área de tecnologia, o adolescente divulgava conteúdo cristão na internet e criou um site para catalogar milagres. A Igreja Católica o apelidou de “influencer da santidade”.
⛪ 📱 Em 2019, o Vaticano reconheceu e creditou a Carlo um milagre que aconteceu no Mato Grosso do Sul. Segundo a Igreja Católica, uma criança que estava doente foi curada após tocar uma roupa que tinha o sangue do italiano.
O corpo de Carlo Acutis, menino italiano que morreu de leucemia em 2006, em seu túmulo em Assis, Itália
Tiziana FABI / AFP
Missa de funeral do papa Francisco
O cardeal italiano Giovanni Battista Re, durante a homilia da missa de funeral do papa Francisco no sábado (26), também exaltou o legado de Francisco.
Entre seus apontamentos, o decano do Colégio dos Cardeais destacou a posição contra guerras de Francisco.
“Perante o eclodir de tantas guerras nos últimos anos, com horrores desumanos e inúmeras mortes e destruições, o Papa Francisco levantou incessantemente a sua voz implorando a paz e convidando à sensatez”, disse durante a missa. ‘Porque a guerra – dizia ele – é apenas morte de pessoas e destruição de casas, hospitais e escolas’.”
Homilias são pronunciamentos litúrgicos, realizados, conforme sua natureza, depois das leituras bíblicas (Liturgia da Palavra), nas celebrações dos sacramentos ou sacramentais.
Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais, durante missa de funeral do papa Francisco
REUTERS/Yara Nardi
O papa Francisco morreu nesta segunda, às 7h35 do horário do Vaticano (2h35 do horário de Brasília). O pontífice, que tinha 88 anos, foi o líder da Igreja Católica durante 12 anos.
Comoção nas ruas de Roma no adeus ao papa Francisco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.