Maranhão lança oficialmente o São João 2025 no Rio de Janeiro; veja fotos

Carlos e Larissa Brandao governador e primeira dama do Maranhao 1 scaled Maranhão lança oficialmente o São João 2025 no Rio de Janeiro; veja fotos

Carlos e Larissa Brandão, governador e primeira-dama do Maranhão

RIO DE JANEIRO – O maior São João do mundo é no Maranhão, e sua grandiosidade ganhou os holofotes em uma das maiores capitais do Brasil: o Rio de Janeiro. O governador Carlos Brandão e a primeira-dama Larissa Brandão lançaram oficialmente, neste domingo (27), o Maior São João do Mundo 2025. O evento especial que este ano chega a sua terceira edição, aconteceu na mais importante cena nordestina no Rio de Janeiro, o tradicional Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão, na zona norte da cidade.

Veja mais fotos na galeria abaixo

O maior evento cultural do Calendário Turístico do Maranhão começa agora em maio e se estende até o final do mês de julho. É a mais espetacular festa de cores, ritmos, danças e alegria, tal como a apresentada pela delegação maranhense – composta por integrantes da Secretarias de Cultura, Turismo e Comunicação e do Governo do Maranhão – neste evento.

Nos palcos da mostra aqui no Rio de Janeiro autoridades, imprensa e trade tiveram o gostinho de conhecer a maior festa maranhense que movimenta cultura, turismo e a economia. Esse spoiler também acontecerá na terça-feira (29), a partir das 19h, no Villagge JK, na Vila Olímpia, em São Paulo.

“Essa festa é uma demonstração do compromisso de preservar nossas tradições e ao mesmo tempo oferecer oportunidade de trabalho e renda com o turismo”, governador Brandão

O governador lembrou que o Maranhão trouxe para a Feira de São Cristóvão, um espaço muito frequentado por nordestinos, como assinalou, tudo de melhor que o Maranhão pode oferecer e justo aqui, no Rio de Janeiro, de onde a grande maioria dos turistas se desloca para outros destinos, como o Maranhão”.

E acrescentou: “É muito importante o que estamos apresentando aqui no Rio de Janeiro, a nossa cultura, o maior São João do país e do mundo. Estamos mostrando o que é bonito, alegre, além de muito forte e natural. Nós temos uma história e também um patrimônio cultural, um conceito histórico que tem que ser conhecido por todos”, sinalizou.

“Este é um momento muito importante, pois estamos trazendo um pouco da cultura do estado do Maranhão, uma cultura tão diversa, rica, que mostra de fato nossa identidade cultural. Hoje aqui no Rio de Janeiro trazemos o Bumba Meu Boi, que é a nossa identidade cultural, que é a nossa manifestação cultural mais conhecida, mais específica, principalmente da região metropolitana da capital de São Luís”, disse o secretário de Estado de Cultura, Yuri Arruda.

Yuri Arruda secretario Estado de Cultura do Maranhao scaled Maranhão lança oficialmente o São João 2025 no Rio de Janeiro; veja fotos

Yuri Arruda, secretário de Turismo do Maranhão

“Os bandeirões ao fundo, as matracas, soando aqui no centro de tradições. A gente fica muito feliz de mostrar para o povo carioca, não só para o carioca, porque a cidade de Rio de Janeiro é uma cidade mundial. Então a gente está mostrando o São João para o mundo inteiro. Isso é muito importante”, completou o secretário.

No evento “São João do Maranhão 2025”, uma verdadeira vitrine da riqueza cultural do estado, que celebra também em junho Santo Antônio e São Pedro, o governador Brandão apresentou a diversidade do folclore maranhense para o público em geral, operadores e agentes de turismo. A ideia é ofertar as melhores opções de viagem para conhecer o Maranhão neste período festivo que une a diversidade cultural, natural e patrimonial com a contagiante festa de São João.

Serão mais de 60 dias de festas com apresentações diárias de grupos folclóricos de bumba-meu-boi, quadrilhas, cacuriá, Dança do Coco, Dança Portuguesa e outras manifestações em infraestruturas de serviços preparadas pelo Governo, além de bares, restaurantes, palcos para atrações locais e nacionais.

Durante o evento, grandes parceiros do Destino Maranhão tiveram a oportunidade de conhecer mais lugares e aproveitar não somente os arraiais juninos, mas também as belezas naturais e arquitetônicas, como o Centro Histórico de São Luís, o município de Alcântara, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a Chapadas Mesas, entre outros.

Ao ritmo das matracas, pandeirões e orquestra, as apresentações do Maior São João do Mundo aconteceram, em seguida, na Avenida Atlântica, em Copacabana. Esta ação estratégia para intensificar a divulgação e fortalecer a manifestação folclórica mais tradicional do estado teve como objetivo atrair mais turistas e divulgar o Destino Maranhão no Rio de Janeiro.

A apresentação contou com a presença da embaixadora do São João do Maranhão, a influenciadora digital Thaynara OG, junto com o Boi de Sonhos (sotaque de Orquestra) e do Boi de Maracanã (sotaque de Matraca), que levaram ao público carioca a riqueza de ritmos, cores e encantos do folclore maranhense.

Caboclos de pena scaled Maranhão lança oficialmente o São João 2025 no Rio de Janeiro; veja fotos

Caboclos de pena

Diversidade cultural

O São João do Maranhão se destaca nacionalmente pela diversidade folclórica e cultural que reúne tradições de origens indígenas, africanas e europeias.

As atrações incluem os cinco sotaques do bumba-meu-boi – manifestação cultural mais emblemática do período – além do cacuriá, quadrilhas, grupos de tambor de crioula e outras expressões populares.

As festas se espalham por todo o estado, da capital aos pequenos municípios do interior, onde o público pode acompanhar as apresentações nos arraiais, adquirir artesanato e saborear pratos típicos da culinária maranhense.

Incentivo ao turismo

De acordo com pesquisa do Observatório do Turismo de 2024, 84,7% das pessoas entrevistadas classificaram a programação dos arraiais como excelente ou boa, e 74% dos visitantes aprovaram a divulgação do evento. Segundo dados da CCR Aeroportos, em junho do ano passado, mais de 77 mil passageiros desembarcaram na capital maranhense em voos comerciais.

Com isso, os festejos juninos se consolidam como uma força motriz do desenvolvimento econômico, integrando cultura e turismo como pilares estratégicos.

GALERIA:

Fotos: Rafael Torres/M&E

 

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.