Padaria interditada: Saúde investiga possível caso de botulismo em BH

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga possíveis casos de botulismo em clientes que consumiram tortas e empadas de uma padaria no bairro Serrano, na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

Três pessoas foram internadas em estado grave após comerem os salgados comprados na segunda-feira (21/4). As vítimas são uma idosa de 78 anos, moradora da capital, e um casal de jovens, de 23 e 24 anos, residentes em Sete Lagoas.

Os três apresentaram sintomas graves após comerem os salgados comprados na última segunda-feira (21/4). A idosa chegou a ter uma parada cardiorrespiratória e permanece no CTI de um hospital particular, e o casal está intubado em unidade de terapia intensiva no hospital municipal de Sete Lagoas.

Inicialmente a Polícia Civil investigava, até mesmo, um possível caso de envenenamento. Entretanto, a Secretaria de Saúde recebeu notificação de que o caso pode estar relacionado a uma possível contaminação por botulismo.


O que é botulismo

  • Botulismo é uma doença causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.
  • Segundo informações do Ministério da Saúde, a infecção pode ocorrer por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada.
  • A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.

Peritos da Polícia Civil estiveram no local e recolheram amostras de alimentos e matéria-prima para análise. A padaria foi interditada preventivamente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.