Bahia aposta na diversidade, novas conexões aéreas e experiências culturais para impulsionar o turismo em 2025

IMG 3540 Bahia aposta na diversidade, novas conexões aéreas e experiências culturais para impulsionar o turismo em 2025

Tatiana Midlej, representante da Bahia (Felipe Abílio/MeE)

FOZ DO IGUAÇU (PR) – Com o turismo em forte recuperação e a busca crescente por viagens que misturam lazer, cultura e experiências autênticas, a Bahia chega a 2025 reforçando suas credenciais como um dos destinos mais completos do Brasil. Novas conexões aéreas, facilidades de transporte e uma agenda cultural vibrante estão entre os principais investimentos destacados pela representante Tatiana Midlej.

“A Bahia é diversa, é plural. O turismo transforma, e lá, a gente transforma quem chega na Bahia. Eles chegam e recebem a gente com muita alegria, um sorriso estampado no rosto,” afirmou Tatiana, ressaltando o acolhimento como marca registrada do estado.

Entre as novidades mais recentes, está o fortalecimento da malha aérea, que facilita o acesso a diferentes regiões da Bahia. “Hoje a gente tem voos com atividade intensa na Bahia. Temos duas frequências para Lençóis, na Chapada Diamantina, e mais uma frequência Salvador-Paris. De três, nós temos cinco agora,” celebrou. As novas opções permitem não apenas facilitar a chegada de turistas, mas também incentivar o turismo interno e a exploração de regiões menos conhecidas.

Além disso, quem pretende conhecer Boipeba agora conta com uma nova opção confortável de transporte marítimo. “Hoje temos uma lancha para saída Salvador-Boipeba, com capacidade para 60 pessoas e equipada com ar-condicionado. É uma novidade porque não existia essa modalidade para chegar à ilha,” explicou Tatiana. A nova conexão promete facilitar o acesso a um dos paraísos mais preservados do litoral baiano.

Cultura viva e afroturismo em destaque

A Bahia também aposta fortemente na valorização da sua cultura afro-brasileira como diferencial turístico. Experiências como a missa afro na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, seguem emocionando visitantes de todas as crenças. “É uma missa belíssima, rezada ao som dos atabaques. Mesmo quem não é católico se emociona, porque é uma vivência de fé, cultura e história,” descreveu Tatiana.

Outro evento de forte apelo cultural é a Festa da Boa Morte, em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, que ocorre de 13 a 17 de agosto. “É uma confraria centenária de mulheres negras que organiza essa festa belíssima em devoção a Nossa Senhora da Boa Morte. A cidade respira cultura nesses dias, e o evento atrai muitos visitantes estrangeiros, principalmente da Europa e dos Estados Unidos,” contou.

Bahia o ano inteiro

Muito além do Carnaval, a Bahia quer se firmar como destino para todas as épocas do ano. “Temos uma temperatura média de 26 graus centígrados. Curtimos praia o ano inteiro, temos 1.873 quilômetros de costa, cachoeiras, rios, ecoturismo, e experiências diversas com essa temperatura agradabilíssima,” ressaltou Tatiana.

No interior do estado, os meses de junho, julho e agosto oferecem um charme especial, com noites mais frias e um convite para explorar a gastronomia local. “No litoral é uma brisa fresca, e no interior um friozinho bacana, ideal para curtir vinho, cachaça artesanal e chocolate quente, todos produzidos na Bahia,” reforçou. Vinícolas em Morro de Chapéu e Mucugê e a Rota do Cacau, entre Ilhéus e Uruçuca, complementam essa experiência.

São João da Bahia

Com o mês de junho chegando, as atenções se voltam para o tradicional São João da Bahia. “É uma festa que emociona. São 417 municípios em festa, agradecendo pelo ano inteiro de fartura. Começamos com Santo Antônio, seguimos com São João e finalizamos com São Pedro,” explicou Tatiana.

O estado planeja lançar oficialmente o São João em eventos nas cidades de São Paulo (7 de maio), Rio de Janeiro (8 de maio), Belo Horizonte (14 de maio) e Brasília (15 de maio). A expectativa é movimentar não apenas o turismo interno, mas também atrair visitantes nacionais e internacionais.

“O turismo interno é muito forte, com deslocamento entre cidades vizinhas para curtir diferentes festas. E também temos a presença crescente de turistas internacionais, principalmente argentinos,” concluiu.

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.