Com apagão na Espanha, brasileiro relata caos com fake news e pessoas estocando água; VÍDEO


Morador de Balneário Camboriú visitava amiga na cidade de Alicante quanto acabou luz. ‘Só via gente comprando estoques gigantes de água, como se fosse na pandemia’, relatou. Brasileiro relata caos e desinformação durante apagão na Espanha
Alex Ferrer, morador de Santa Catarina, visitava uma amiga na cidade espanhola de Alicante, quando começou a faltar luz, nesta segunda-feira (28). Ele contou ao g1 o caos provocado pelo apagão e disse que há muita desinformação e pessoas correndo aos mercados.
“Só via gente comprando gigantes estoques de água, como se fosse na pandemia”, relatou.
A falta de luz começou por volta das 12h do horário local – 7h de Brasília. A queda de energia paralisou a circulação de trens na Espanha e do metrô de Madri. Também afetou operações no aeroporto internacional de Barajas, em Madri. Em Portugal, moradores de Lisboa e do Porto estão sem energia. Passageiros ficaram no escuro no metrô de Lisboa. Os trens foram esvaziados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
“Eu estou em um hotel que é ao lado da casa da minha amiga, não estou na casa dela. Eles são brasileiros, moram aqui há quatro meses. Inclusive a minha amiga está recebendo a mãe dela e o padrasto. E aí, de repente, acabou a luz”, resumiu.
“Eu já morei na Espanha, eu nunca vi acabar a luz assim, tipo tudo”, declarou.
Alex, que é assessor de imprensa e relações públicas em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, disse que teve problemas com água e ficou sem internet. “A água da torneira começou a ficar fraca. Eu não sei se é uma bomba ou alguma coisa assim”.
Ele relatou que há desinformação. “O que chama a atenção é essa coisa de fake news. Uma vizinha falou isso: ‘olha, não sai de casa, tranca a porta, que isso é perigoso’. A outra falou que é coisa do Putin. A desinformação faz com que as pessoas criem esse caos”.
Já a situação das pessoas estocando água ele encontrou num supermercado. “Nós fomos em um centro comercial. Estava tudo apagado, a única luz era do supermercado, que eu acho que tem gerador. E aí só via gente comprando água”.
Ele só conseguiu usar a internet porque foi até uma empresa telefônica. “Acho que é uma antena muito poderosa, estou usando aqui a bateria. Por exemplo, no centro comercial, nós fomos ao banheiro e não tem água também. Então acho que, não só a luz. A luz, a internet e a água. Está um caos”.
‘Ônibus lotados, paradas cheias e internet bem ruim’, relata brasileiro sobre apagão em Portugal
Mulher compra estoque de água em supermercado da Espanha após apagão
Reprodução/@alexferrer01
Brasileiro relata corrida por água em supermercados da Espanha após apagão
O que causou o apagão?
A causa oficial do apagão ainda é desconhecida. O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse que uma “forte oscilação” na rede elétrica da Europa ocasionou na falha na distribuição de energia. Mas o que está por trás dela segue em análise, e nenhuma hipótese foi descartada.
Segundo o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, não há indicações de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético.
A operadora da rede elétrica portuguesa, a REN, atribuiu o problema a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”. A empresa prevê que a normalização total da rede possa levar até uma semana.
Como está a situação do apagão?
Às 12h30 do horário de Brasília, cinco horas após o apagão, a operadora da rede elétrica espanhola informou que o fornecimento de energia havia sido regularizado “em áreas da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia”.
Às 14h21, a REE afirmou que mais de 1/5 da demanda já havia sido recuperada. “A energia está sendo restaurada progressivamente em todas as zonas elétricas do país, com 45% das subestações da rede de transmissão já energizadas”.
O apagão atual é o pior da história da Espanha e o Ministério do Interior do país declarou estado de emergência.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.