Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública para discutir crise da ViagensPromo nesta semana

LOGO VIAGENS PROMO Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública para discutir crise da ViagensPromo nesta semana

ViagensPromo vira novo foco de preocupação da Comissão do Consumidor (Divulgação/ViagensPromo)

A crise no setor de turismo ganhou um novo capítulo em Minas Gerais. A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa (ALMG) realiza, nesta terça-feira (29), às 16h, uma audiência pública para discutir os impactos causados pela empresa ViagensPromo. A reunião, no Auditório do andar SE da ALMG, foi convocada após denúncias de prejuízos financeiros e cancelamentos de pacotes turísticos que atingiram consumidores e agências de todo o estado.

O debate foi solicitado pelo deputado Professor Cleiton (PV), que alerta para os riscos à economia mineira diante da instabilidade do setor. “Precisamos de respostas e de uma solução rápida. Nossa economia depende de um turismo forte”, afirmou o parlamentar. Entre os convidados para a audiência estão representantes da Abav-MG, do Procon Assembleia e de diversas agências de viagens prejudicadas. A expectativa é cobrar esclarecimentos e debater alternativas para mitigar os danos sofridos pelos consumidores.

Fundada em 2018, a ViagensPromo cresceu oferecendo voos fretados e promoções exclusivas para destinos turísticos, principalmente no Nordeste. No entanto, indícios de problemas começaram a surgir em novembro de 2024, quando relatos de atrasos em pagamentos e cancelamentos se tornaram frequentes. Em fevereiro deste ano, a empresa comunicou parceiros sobre sua “instabilidade no fluxo operacional e financeiro”, deixando de honrar diversas reservas.

A ViagensPromo, que recentemente se desvinculou da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), já foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para prestar esclarecimentos.

*Com informações da Assembleia Legislativa de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.