CONCLAVE: Vaticano divulga data da eleição do novo papa; veja quando começa

O conclave, cerimônia de escolha do novo papa, que será o sucessor de Francisco, já tem data para ocorrer. O vaticano divulgou nesta segunda-feira (28) que o conclave começará no dia 7 de maio. A data foi definida nesta manhã por cerca de 180 cardeais.

Vaticano | abc+



Vaticano

Foto: Vatican News

Cerca de 135 cardeais estão aptos a participar. Isso só é permitido que participem os que tem menos de 80 anos. 

LEIA MAIS: VATICANO: Curiosidades que você precisa saber sobre o menor país do mundo

Como funciona o conclave?

O conclave ocorre na Capela Sistina. No primeiro dia, é realizada uma grande solenidade na Basílica de São Pedro, com a missa “Pro Eligendo Papa”.

Todos os cardeais podem votar e receber votos, mas não é permitido que votem em si mesmos. Para ser eleito são necessários 2/3 dos votos.

Nos dias se seguem, os cardeais participam de até quatro rodadas de votação por dia, duas na parte da manhã e outras duas à tarde. As cédulas são incineradas duas vezes ao dia: depois da sessão matinal e no início da noite.

Até o 12º dia da votação, o candidato que obtiver dois terços dos votos será eleito. A partir daí, o sistema muda e a escolha ficará entre os dois mais votados.

CONFIRA: Conheça o cardeal gaúcho que pode se tornar o novo papa

Após a votação, as cédulas são levadas até os dois fornos instalados na Capela Sistina, um para queima das cédulas e um outro para produzir a fumaça avisando do resultado da votação. Os dois fornos passaram a ser usados no último conclave, o que elegeu o Papa Francisco, para aumentar a precisão na cor da fumaça.

Desses dois fornos surge a mensagem para o resto do mundo: se a fumaça for preta, a eleição continua e não há eleito, se for branca, a Igreja Católica já tem um novo líder. Depois, os sinos da Basílica de São Pedro também se dobram indicando o fim da eleição.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Quando um dos cardeais receba dois terços ou mais dos votos, o camerlengo se dirige a ele e pergunta: “Aceitas a tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” No momento em que o cardeal diz a palavra em latim “accepto” ele é o Papa. Em seguida, ele deve responder por qual nome quer ser conhecido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.