CONCURSO PÚBLICO: Governo federal anuncia segunda edição do Enem dos Concursos com mais de 3,3 mil vagas; confira as datas

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (28), que será realizada a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o “Enem dos Concursos”. Desta vez, serão oferecidas 3.352 vagas distribuídas em 35 órgãos da administração pública federal.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Provas objetiva e discursiva serão realizadas em duas fases e em duas datas | abc+



Provas objetiva e discursiva serão realizadas em duas fases e em duas datas

Foto: Freepik

Do total de vagas, 2.180 são para convocação imediata, sendo 1.672 de nível superior e 508 de nível intermediário. As demais, 1.172, serão para formação de cadastro reserva.

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, a previsão é que os candidatos da lista de espera sejam convocados em curto prazo logo após a homologação dos resultados do CNU 2.

Provas

As provas objetiva e discursiva do CPNU 2 serão realizadas em duas fases e em duas datas. Contudo, somente os habilitados na primeira fase, farão a segunda.

Na nova edição do chamado Enem dos Concursos, as vagas estarão divididas em nove blocos temáticos. Na primeira edição, foram oito.

O MGI adotará a mesma sistemática de inscrição para diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com possibilidade de o candidato definir uma lista com a ordem de preferência pelos cargos.

Datas

A banca examinadora ainda não foi definida, e o MGI firmará o contrato com a empresa escolhida por chamamento público, com dispensa de licitação. Neste formato, as empresas apresentam suas ofertas ao Poder Público.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

A ministra esclareceu que o termo de referência (TR) do concurso será enviado, nesta segunda-feira, às bancas examinadoras de todo o país, que cumprem os requisitos mínimos exigidos pelo governo federal para a realização de um concurso público.

A partir da contratação da banca examinadora, a estimativa é que o edital seja publicado no início de julho. De acordo com o cronograma apresentado, as inscrições dos candidatos devem ser realizadas no mesmo mês. A prova objetiva deve ocorrer em outubro e a discursiva em dezembro. A divulgação dos resultados finais ocorrerá em fevereiro de 2026.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.