DENGUE: Porto Alegre registra mais uma morte pela doença em 2025

Mais uma morte por dengue foi registrada no Rio Grande do Sul neste ano. O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre na última sexta-feira (25). 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Mosquito da dengue | abc+



Mosquito da dengue

Foto: Freepik

A vítima é uma mulher de 26 anos, com comorbidades. Segundo a pasta, ela apresentou os primeiros sintomas no final de março, e no dia 5 de abril, foi transferida para UTI em decorrência de broncopneumonia e síndrome neuroléptica maligna. A mulher faleceu no dia 13 de abril.

LEIA MAIS: “Creio em Deus que a Polícia vai achar minha filha”, diz mãe após três semanas de mistério

Esta é a terceira morte pela doença na capital gaúcha em 2025. Outras duas moradoras da cidade, uma de 59 e outra de 72 anos, ambas com comorbidades, morreram por complicações da dengue. Outros quatro óbitos suspeitos seguem em investigação.

Porto Alegre já registra 5.259 casos de dengue, e mais de 23 mil foram notificados.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

“Atualmente, a cidade identificou três dos quatro sorotipos do vírus da dengue: DENV1, DENV2 e DENV3. A presença simultânea de múltiplos sorotipos aumenta o risco de casos graves e reforça a necessidade de atenção redobrada à prevenção e ao cuidado com os sintomas”, ressalta a secretaria.

Ao todo, o Estado registra sete mortes pela doença neste ano: três em Porto Alegre, duas em Alvorada, uma em Viamão e uma em Cachoeira do Sul.

Orientações

A orientação é para que pessoas com sintomas leves — como febre, dor de cabeça e dor no corpo — procurem atendimento na unidade de saúde de referência. Já em casos com vômitos persistentes, dor abdominal intensa, tontura, sangramentos, dificuldade para se alimentar ou sinais de desidratação, a indicação de profissionais é que seja procurado atendimento imediato em uma UPA ou pronto atendimento.

Os principais sintomas da dengue são febre, vômito, dor no corpo e dor de cabeça.

Cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti:

  • Evitar água parada em qualquer recipiente;
  • Descartar o lixo corretamente;
  • Manter caixas d’água e lixeiras bem tampadas;
  • Limpar calhas e instalar telas nos ralos;
  • Tratar adequadamente a água de piscinas;
  • Evitar acúmulo de água em brinquedos e piscinas plásticas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.