Dia 1º de maio é feriado?

No dia 1º de maio é comemorado o Dia Mundial do Trabalho, feriado nacional celebrado no Brasil e em mais 150 países. É a única data não religiosa com abrangência global.

carteira_de_trabalho | abc+



carteira_de_trabalho

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Neste ano, as comemorações cairão na próxima quinta-feira, fazendo com que muitos locais “emendem” o feriado com o final de semana.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

A origem do feriado remonta a grevistas que se tornaram símbolo da luta dos trabalhadores pela redução das jornadas diárias – de 12 a 16 horas para 8 horas. A onda de protestos aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, a partir de 1º de maio de 1886.

SAIBA MAIS: Polícia Federal abre concurso com vagas com salários de mais de 11 mil

Em 1889, três anos após o episódio que ficou conhecido como “Massacre de Chicago”, um congresso de socialistas em Paris, na França, passou a difundir o 1º de Maio como uma data em memória aos grevistas reprimidos em Chicago. O dia passou a ser um símbolo da luta pelas causas trabalhistas, sobretudo a redução da jornada de trabalho.

No Brasil, o caráter político do 1º de Maio começou no século XIX e chegou ao auge durante o Estado Novo (1937-1945), a ditadura de Getúlio Vargas. O decreto de 1924 também é considerado um marco na instituição de direitos trabalhistas no País.

VEJA TAMBÉM: Chefes reclamam de infelicidade no trabalho: Confira os motivos

Por aqui, o movimento se consolidou mesmo na década de 1910, com o aumento da industrialização, que levou a uma série de protestos, culminando na greve geral de 1917. Desse período em diante, o 1º de Maio começou a ser marcado por greves pedindo melhores condições de trabalho. No Brasil, o Dia do Trabalhador se tornou, em 1924, um feriado nacional, por força de lei (decreto do presidente Artur Bernardes).

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.