EmbraturLab e Itaipu Parquetec são destaques no Web Summit Rio 2025

embratur embraturlab itaipu parquetec parque tecnologico itaipu 2024 web summit rio de janeiro foto marcio menasce embratur EmbraturLab e Itaipu Parquetec são destaques no Web Summit Rio 2025

EmbraturLAB e Itaipu Parquetec terão hub de conexões entre tecnologia, criatividade e promoção do Brasil no exterior (Foto/Márcio Menasce/Embratur)

A Embratur, através do seu laboratório de inovação (EmbraturLAB), e o Itaipu Parquetec são duas das principais atrações do Web Summit Rio que acontece a partir desta segunda (28), até quarta-feira (30), no Riocentro.

Novidade no Web Summit, a Arena será palco de painéis sobre as tendências da inovação e o futuro da tecnologia na promoção turística brasileira, e uma série de ativações interativas, que colocam o público no centro de experiências sensoriais e tecnológicas ligadas ao turismo, à cultura e à inovação.

A presença da Embratur no Web Summit Rio 2025 reforça o compromisso da Agência em utilizar a tecnologia e a inovação como pilares para o desenvolvimento e a promoção do turismo brasileiro no mercado global.

“O espaço será o ponto de encontro para quem acredita que turismo, inovação e cultura andam juntos para posicionar o Brasil no mundo de forma criativa, tecnológica e cada vez mais autêntica”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Parques tecnológicos são, por sua natureza, espaços de conexão e inovação. É nesse sentido que o Itaipu Parquetec marca presença no Web Summit, fortalecendo o diálogo sobre tecnologia, turismo sustentável e o papel estratégico dos ecossistemas de inovação no desenvolvimento de soluções transformadoras para os territórios e para o turismo.

“Trabalhamos por um setor mais sustentável, resiliente, inovador e com impacto social efetivo. Por isso, no Web Summit, apresentamos parte das iniciativas que temos desenvolvido no Itaipu Parquetec, além de compartilhar os próximos passos da nossa atuação”, afirmou Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec.

Brasil Festivo
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, também comentou a participação da Embratur no Web Summit Rio. Ele destacou a participação da Agência também com a presença do carnavalesco Milton Cunha, no anúncio do Edital Brasil Festivo. “A ideia é a gente usar a tecnologia para melhorar a experiência dessas festas. Como é que a gente contribui com essas grandes festas no Brasil? É uma parceria da Embratur e do EmbraturLAB com o Sebrae, que será lançada na próxima terça-feira, dia 29”, explicou Gevaerd.

Gevaerd destacou, ainda, a importância da participação de Milton Cunha, “uma figura simbólica, que acompanha toda a temática de carnaval e festas populares”. “A gente também vai ter uma roda de samba, no final do primeiro dia do Web Summit Rio, vai ter exibição dos nossos curtas em uma sessão de cinema, sempre no final da atividade”, lembrou.

Neuro Senses + Embratur no Web Summit – Em parceria com a Neuro Senses, a Embratur apresenta uma viagem que começa no cérebro. Com tecnologias como EEG, eye tracking e algoritmos multissensoriais, o público será convidado a descobrir seu destino ideal com base em suas respostas emocionais a vídeos imersivos de diferentes tipos de viagem – da natureza à cultura urbana.

Brasil Tá Pra Game – O estande também será ponto de encontro para amantes da cultura gamer. Os visitantes poderão jogar os três títulos vencedores do Prêmio Brasil Tá Pra Game. Os jogos – Aleijadinho Virtual, Árida e Língua – exploram diferentes regiões, histórias e identidades brasileiras, mostrando o potencial dos games como ferramenta de promoção turística e cultural.

Arena de conteúdo

Durante os três dias de evento, o estande terá uma arena com painéis temáticos, que conectam turismo, inovação, audiovisual, games, cultura e branding territorial.

A programação da arena de painéis trará debates sobre temas como audiovisual, games, sustentabilidade, música, literatura, redes sociais e branding territorial.

Alguns destaques da programação: Inovação e Audiovisual: Construindo a Imagem do Brasil Globalmente, dia 28 – das 11h às 12h; Game on: Como os games estão transformando a promoção do turismo global, das 14h às 15h; Música e Entretenimento como Motores do Turismo Internacional, das 15h às 16h; e Realidade Aumentada e Arte para Promover o Samba no RJ, das 16h às 17h.

No dia 29, quarta-feira, Netflix e Embratur: O turismo internacional na era do streaming, das 15h às 16h; e Biotecnologia e Turismo Regenerativo, das 16h às 17h.

E, encerrando a programação de painéis e encontros, na quinta-feira (30), Inovação, Branding e Território: A brasilidade e o poder das marcas, das 09h às 10h.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.