Encatex triplica faturamento em 2024 com componentes para calçados

Fundada em 2022, em Santa Catarina, como braço importador do Grupo Encaixe, a Encatex já colhe resultados expressivos em sua trajetória recente no setor calçadista. A empresa, voltada à importação de componentes para a fabricação de calçados, triplicou seu faturamento em 2024, com destaque para os laminados sintéticos e nylons. O desempenho é atribuído a uma estratégia robusta de investimento em estoque, além da expansão da equipe de vendas e presença em feiras do setor.

Centro de Distribuição da Encatex, em Santa Catarina | abc+



Centro de Distribuição da Encatex, em Santa Catarina

Foto: Divulgação/Encatex

“Investimos muito em matéria-prima e aumentamos o número de representantes comerciais, além de termos participado da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) por dois anos seguidos. Isso também deu mais visibilidade a nível nacional”, explica o diretor da Encatex, Getúlio Brandão.

Perspectivas de crescimento

Para 2025, a Encatex projeta um crescimento de 150% até o final do ano. Segundo Brandão, a empresa segue com investimentos para aumentar o estoque e inovação de produtos e processos. “Também vamos aumentar a equipe de representantes. Conseguimos colocar mais dois de mediato, e devemos ter mais três ou quatro ainda esse ano”, aponta.

Mesmo com uma estrutura enxuta, a empresa tem atuação em praticamente todos os polos calçadistas do Brasil. Com produtos importados da China, a Encatex surgiu da necessidade de atender às demandas do mercado por materiais sintéticos de alta qualidade.

Getúlio Brandão, diretor da Encatex | abc+



Getúlio Brandão, diretor da Encatex

Foto: Divulgação/Encatex

Competitividade no mercado

Embora o mercado calçadista seja amplo no Brasil, Brandão acredita que a Encatex atua com fatores que a colocam como empresa competitiva: o preço e a qualidade de seus produtos. “O mercado de componentes é altamente escalável. Hoje trabalhamos com produtos commodities, mas há espaço para entrar em moda e outras frentes”, afirma Brandão, que mantém uma visão otimista sobre o futuro da empresa.

Mais sobre a Encatex

Fundada por Getúlio Brandão, a Encatex integra o tradicional Grupo Encaixe, que atua há 29 anos no segmento de componentes para calçados. Sediado em Minas Gerais, o grupo também é responsável por marcas reconhecidas no setor, como Paris Componentes, Turbo Digital, Encash, Encaixe Dublagens e as lojas Encaixe Componentes.

Saiba mais:
@encatex.br
www.encatex.com.br

Adicionar aos favoritos o Link permanente.