Estudo descobre por que gordura na barriga aumenta depois dos 40 anos

Com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil ganhar massa muscular e perder gordura — é clássico o aumento da barriga conforme a idade avança. Pesquisadores chineses descobriram que o fenômeno não é causado só pela diminuição do metabolismo. Células-tronco específicas estão envolvidas no processo.

“Descobrimos que o envelhecimento desencadeia o surgimento de um novo tipo de célula-tronco adulta e aumenta a produção maciça de novas células de gordura no corpo, especialmente ao redor da barriga”, escreve a coautora do estudo, Qiong Wang, que é professora associada de endocrinologia molecular e celular no Arthur Riggs Diabetes & Metabolism Research Institute, em comunicado à imprensa.

A pesquisa foi publicada na revista Science na sexta (25/4). Os cientistas analisaram o tecido adiposo branco de camundongos e as células-tronco que evoluem para adipócitos (APCs). Eles transplantaram as células de indivíduos idosos para jovens, e vice-versa: os ratinhos mais novos acabaram com um nível aumentado de gordura, enquanto os mais velhos, que receberam células jovens, não engordaram.

Células adiposas podem aumentar a barriga

Os pesquisadores explicam que as células progenitoras de células de gordura despertaram apenas em camundongos de meia-idade e se reproduziram com maior velocidade, explicando por que o peso tende a aumentar com o passar dos anos. Como temos mais tecido adiposo na região visceral, a barriga é a mais afetada pelo acúmulo de células de gordura. Posteriormente, os resultados foram validados em células humanas.

“Esta é a primeira evidência de que nossas barrigas se expandem com a idade devido à alta produção de novas células de gordura pelas APCs”, afirma o pesquisador Adolfo Garcia-Ocana.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.