FESTA DA COLÔNIA: Decoração típica de interior ganha as ruas de Gramado

Verduras, legumes, palha. Pode até parecer que estamos falando de uma produção rural ou de um sítio. Mas, na verdade, estes itens estão sendo usados na decoração da Festa da Colônia de Gramado, que chega a sua 34ª edição a partir desta quarta-feira (30). 

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Decoração da Festa da Colônia 2025 é montada em Gramado



Decoração da Festa da Colônia 2025 é montada em Gramado

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

O evento considerado queridinho dos moradores está com os últimos detalhes em finalização. A partir das 10 horas, com entrada e estacionamento gratuitos, o Expogramado abrigará o interior e zona rural da cidade. 

Gramado adquire caminhão-pipa em investimento de quase R$ 700 mil; confira

Com o tema “Unindo Origens e Celebrando Tradições”, a decoração temática busca ressaltar elementos que lembrem as origens e que tenham significado para as etnias – italiana, alemã e portuguesa – que colonizaram Gramado. “A exemplo do ano passado, quando comemoramos os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, neste ano, celebramos o sesquicentenário da Imigração Italiana, o que fará a festa ser ainda mais significativa”, afirma a diretora de Eventos da Gramadotur, Tatiana Ferreira.

Para deixar as rótulas e ruas centrais de Gramado em traje de gala para a festa, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos locais, trabalhou com planejamento para otimizar o cronograma de desmontagem da decoração da ChocoPáscoa Gramado e montagem da Festa da Colônia, que teve um intervalo de apenas oito dias.

O plantio de mudas pelo Horto Municipal começou ainda em janeiro. Ao todo, foram produzidas pelas equipes da Secretaria da Agricultura mais de 11 mil mudas de diferentes tipos de alface, almeirão, repolho, beterraba, couve, tomate, milho e temperos.

Prefeitura de Canela inicia nesta semana pesquisa com usuários do transporte coletivo

Além do plantio de verduras e hortaliças nos canteiros da cidade, a representação de um moinho, a exposição de carretas originais e o avanço nos sistemas de plantio e colheita – representados pelos tratores – estão inseridos na decoração desta edição.

“Neste ano, a Páscoa teve seu encerramento na segunda quinzena de abril, o que fez com que a Gramadotur elaborasse uma decoração que pudesse ser parcialmente reaproveitada, em alguns elementos, evitando a retirada e recolocação. Com o curto prazo disponível, buscamos a otimização do tempo e das equipes”, observa Tatiana, destacando que boa parte dos trabalhos foi realizada no turno da noite.

A festa, que vai até 18 de maio, funcionará diariamente, das 10 às 22 horas.

Programa de Artes contará com série de workshops ao longo do ano para alunos; confira

Inscrições em reta final

O prazo para as interessadas em participar do concurso que elegerá as próximas soberanas da Festa da Colônia termina na quarta-feira (30). Para participar, a candidata deve ter entre 18 e 30 anos de idade, residir em Gramado, ser filha de descendentes de colonizadores alemães, italianos ou portugueses, representar uma associação ou entidade e manter vínculo com a localidade do interior que representa.

As fichas de inscrição podem ser acessadas no site festadacolonia.net.br ou retiradas presencialmente na sede da Gramadotur, que fica junto ao Expogramado. Os formulários preenchidos devem ser entregues na Gramadotur ou pelo email [email protected]. O concurso que vai definir a corte do biênio 2026/2027 está marcado para o dia 18 de maio, quando encerra a 34ª Festa da Colônia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.