Parque Mundo a Vapor ganha nova previsão de reabertura e promete mais interatividade

 Um dos parques temáticos mais antigos da região, o Mundo a Vapor, em Canela, revelou novidades, durante evento de comemoração da Roda Canela, a primeira roda-gigante temática do mundo, que foi inaugurada em abril de 2024 e é considerada o marco inicial da nova fase do empreendimento. A reestruturação está dividida em três fases.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Parque Mundo a Vapor está em obras



Parque Mundo a Vapor está em obras

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

E a segunda etapa será entregue em julho de 2025, quando ocorrerá a abertura da nova bilheteria e da loja, que será remodelada, com direito à saguão de entrada.

FESTA DA COLÔNIA: Decoração típica de interior ganha as ruas de Gramado

Já a conclusão de todo o complexo está prevista para a temporada de Natal. O parque completará cerca de um ano e meio fechado. “Com mais interatividade, tecnologia e inovação. É o passado esperando o futuro”, promete a CEO do parque, Caren Urbani. “Fechar o Mundo a Vapor foi um ato de muita coragem, frio na barriga, com pensamento de será que vai dar certo. E lembrei uma frase que o pai me dizia, ‘se eu fosse começar o Mundo a Vapor de novo, faria assim, assim e assim’ e falando com um amigo, ele disse ‘mas teu pai já abriu, então está tudo certo e ele sabe o que estão fazendo’”, complementa. 

A ideia é preservar toda a história abordada no empreendimento, mas atualizar, com linguagem contemporânea e recursos que utilizem da inovação e equipamentos tecnológicos. 

A fachada, conhecida internacionalmente devido à presença do trem caído, passa por uma revitalização. Já na primeira sala, haverá uma imersão, com projeções sensoriais e ambientações que introduzem o visitante à história das máquinas a vapor e do legado da família Urbani.

Prefeitura de Canela inicia nesta semana pesquisa com usuários do transporte coletivo

Espaços como a oficina, a olaria, o espaço agrícola, a serraria e o espaço do coração serão recriados. O passeio de trem – que já está de volta – também conta com novos formatos de interação. 

O projeto inclui criação de novas atividades e conta com um núcleo criativo exclusivo, inspirado no renomado modelo de Imagineering da Disney. Composto por oito profissionais multidisciplinares, o grupo dispõe de uma oficina própria para desenvolvimento de mecatrônicos e cenografia, permitindo a criação de experiências únicas e personalizadas.

Uma nova marca

O atrativo turístico, durante a noite, divulgou seu novo branding, que propõe um encontro entre passado e futuro. “Tudo que vamos apresentar é uma sementinha plantada pelo pai e pela mãe e hoje estamos aqui à frente do Mundo a Vapor, continuando um legado”, afirma Caren Urbani. 

Comemoração de um ano da Roda Canela teve lançamento de novidades do Mundo a Vapor



Comemoração de um ano da Roda Canela teve lançamento de novidades do Mundo a Vapor

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Programa de Artes contará com série de workshops ao longo do ano para alunos; confira

O layout foi modificado, com a proposta de incluir a Roda, que, agora, também faz parte do complexo temático. 

Mais de 200 mil visitantes

Para as diretoras do Mundo a Vapor, comemorar a marca de 200 mil visitantes na roda-gigante é para celebrar. “Se não tivesse ocorrido todo o problema do Rio Grande do Sul, teríamos muito mais. Mas ficamos felizes, porque mesmo depois de tudo, a Roda segue brilhando. Esse dia é muito especial e muitas novidades estão por vir, pois a Roda faz parte da primeira etapa do Mundo a Vapor”, explica Urbani.

O atrativo, além do número recebido de clientes, sediou 64 sunsets com música ao vivo, seis feiras de artesanato, além de momentos especiais como chás revelação, pedidos de casamento, eventos corporativos e programações temáticas que marcaram o calendário da região.

Estrada alternativa entre Gramado e Canela terá trânsito em meia-pista; saiba mais

Durante o evento de aniversário, os convidados tiveram a oportunidade de cantar Parabéns, junto a um cupcake, onde as velas foram assopradas ao final. 

Produtos exclusivos

Uma parceria com o artista plástico gaúcho Vitor Hugo Porto foi firmada, para o lançamento de uma coleção comemorativa de um ano. “A ideia surgiu após o primeiro ano da Roda, um ano difícil, cheio de desafios, pois inauguramos em final de abril, dia 2 de maio fechamos devido às enchentes”, coloca Caren.

Ele apresenta gravuras e elementos simbólicas da roda e do trem, com traços marcantes, formas geométricas e sensibilidade poética. Os novos souveniers já estão disponíveis na loja do empreendimento.

Devolução de descontos de aposentados e pensionistas pode ser feita gratuitamente em Canela; veja como

Adicionar aos favoritos o Link permanente.