Pesquisa mostra que aprendizagem de estudantes caiu em SP pós-pandemia

São Paulo — O ensino público brasileiro passou por um declínio nos últimos anos. É o que mostra o estudo “Aprendizagem na Educação Básica: situação brasileira no pós-pandemia“, da organização Todos Pela Educação, divulgado nesta segunda-feira (28/4). Em São Paulo, o nível de aprendizado dos estudantes foi avaliado como abaixo do básico tanto em português quanto em matemática.


Nível de aprendizagem em SP

  • Na capital paulista, ao comparar os períodos pré e pós-pandemia do quinto do ensino fundamental, o aprendizado adequado despencou 13,2% em língua portuguesa e 10,7% em matemática na rede pública, de acordo com a pesquisa.
  • Para os estudantes do terceiro ano do ensino médio, de 2019 a 2023, a defasagem foi de 8,3% em português e 9,9% em matemática.
  • No estado de SP, em quatro anos, o aprendizado do quinto ano do fundamental caiu 6,4% em língua portuguesa. Em matemática, a queda foi de 9,2%.

O estudo

A pesquisa tem como base os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O que mais chama atenção é o aumento da quantidade de estudantes que apresentaram desempenho abaixo do básico em 2023, em comparação a 2019. Além disso, a análise aponta que, entre 2013 e 2023, aumentou a desigualdade na aprendizagem entre alunos brancos, negros e indígenas no Brasil.

“A pandemia intensificou o quadro e tornou ainda mais urgente e importante que o poder público tenha ações voltadas para a superação dessas defasagens, que muitas vezes são de conhecimentos muito básicos que não foram desenvolvidos”, avaliou Gabriel Corrêa, diretor de políticas públicas do Todos Pela Educação. “É inadmissível que o país não tenha conseguido, em uma década, reduzir as enormes diferenças de aprendizagem entre estudantes de diferentes grupos raciais e socioeconômicos”, acrescentou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.