PT acredita que PDT não deixa base de Lula por causa de Lupi

Apesar da ameaça de lideranças do PDT de que o partido pode deixar o governo caso o ministro Carlos Lupi (Previdência) seja demitido por causa das fraudes no INSS, lideranças do PT acreditam que isso não irá acontecer.

Para caciques petistas, não há receio de que os pedetistas abandonem a base do governo Lula no Congresso Nacional, independentemente do futuro de Lupi como ministro.

3 imagens

O ministro Carlos Lupi

O ministro Carlos Lupi
1 de 3

O presidente Lula e o ministro Carlos Lupi

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

2 de 3

O ministro Carlos Lupi

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

3 de 3

O ministro Carlos Lupi

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

Isso porque, apesar da insatisfação do PDT com o espaço que ocupa no governo, parlamentares do partido ainda têm mais a ganhar mantendo-se aliados a Lula — especialmente com foco em 2026 — do que adotando uma postura de independência.

Nesta segunda-feira (28/4), diante da escalada da crise provocada pelas revelações do Metrópoles, que motivaram a Operação Sem Desconto, lideranças do PDT convocaram uma reunião da Executiva Nacional do partido para discutir a situação.

Como mostrou a coluna, o encontro pedetista acontecerá na terça-feira (29/4). No fim de semana, um possível afastamento de Lupi foi debatido em um grupo de WhatsApp do partido.

Nesse cenário hipotético, uma ala da legenda defende, por exemplo, que o PDT se retire da base do governo caso Carlos Lupi seja afastado do Ministério da Previdência Social.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.