Rússia: Putin anuncia cessar-fogo com Ucrânia durante 3 dias em maio

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta segunda-feira (28/4) um cessar-fogo total de três dias na guerra contra a Ucrânia no mês de maio, com o objetivo de comemorar o 80º aniversário da vitória da então União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin afirmou que o cessar-fogo de 72 horas vigoraria de 8 a 10 de maio e apelou ao governo ucraniano para que concorde com os termos.

“Todas as hostilidades serão suspensas durante este período”, afirmou o Kremlin em um comunicado. “A Rússia acredita que o lado ucraniano deve seguir este exemplo”. As informações são do jornal britânico The Guardian.

O governo russo afirmou que, em caso de violações do cessar-fogo pelo lado ucraniano, as forças armadas russas darão uma resposta “adequada e eficaz”.

Moscou também afirmou estar pronta para “interagir construtivamente” com parceiros internacionais para abordar as “causas profundas” do conflito.

Código

Para a Rússia, essa terminologia serve como código para alguns de seus objetivos mais radicais em um acordo mais amplo – incluindo impedir a Ucrânia de ingressar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), limitar o tamanho de suas forças armadas e ter influência na política interna da Ucrânia.

Se respeitada por ambos os lados, a proposta e Putin marcaria o primeiro cessar-fogo total desde o início da invasão em larga escala da Ucrânia pela Rússia, há mais de três anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.