‘Sensação de bastante medo, eu nunca vi isso acontecer’, diz publicitária da Grande SP que viveu apagão na Espanha


Gabriela Jimenes mora há sete anos em Madrid e ficou sem sinal de internet e telefone por causa do apagão elétrico. Problema atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira. Restabelecimento é feito de forma gradativa. Restaurante em Madri as escuras devido a apagão na Espanha
Susana Vera/Reuters
O medo foi o sentimento que acompanhou Gabriela Jimenes durante toda a segunda-feira (28). Isso em razão do apagão de energia elétrica que atingiu grandes partes da Espanha e de Portugal nesta segunda-feira. O apagão começou no início da tarde no horário local.
A Espanha declarou emergência nacional. Além de Madrid e Barcelona, todas as outras regiões e a maior parte de Portugal foram atingidas pelo apagão elétrico. Restabelecimento é feito de forma gradativa.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
Gabriela é de Mogi das Cruzes, mas mora em Madrid, na Espanha, há sete anos. Ela contou que em consequência da falta de energia também ficou sem sinal de internet e telefone.
E que, inicialmente, pensou que era um problema apenas na rua onde mora. “Um senhor que ouvia rádio falou que era em toda a Espanha e percebi que era grave. Fui até o colégio do meu filho e todos os professores pediram para as crianças ficarem porque tinha gás. Aqui tudo é elétrico e não tinha fogão nem nada. Não tinha como cozinhar.”
Acompanhe as últimas notícias sobre o apagão
Gabriela descreveu a cidade como silenciosa durante o apagão que afetou o transporte e deixou pessoas presas no metro.
“Quem trabalha em outros bairros e cidades voltaram caminhando. Não tinha carros na rua. Ônibus um ou outro porque os semáforos não estavam funcionando e tinha bombeiros resgatando idosos. Foi uma coisa bem forte.”
Outra preocupação da Gabriela foi comprar comida em lata e água. “Porque não sabia o que tinha acontecido e quando ia voltar [a energia].”
Falta de informação
Gabriela afirmou que não recebeu nenhuma mensagem da segurança nacional e que nem os policiais sabiam o que tinha acontecido. “E então, a gente entendeu que a Espanha foi pega desprevenida e isso preocupa bastante.”
Ela destacou que as pessoas só tinham as informações que eram divulgadas no rádio e o que se falava na rua. E que somente depois de umas seis horas souberam que o apagão não era só na Espanha.
Gabriela destacou que os comentários eram que esse foi o primeiro apagão que aconteceu na Espanha. “Sensação de bastante medo, eu nunca vi isso acontecer.”
Apagão de energia elétrica causa caos no trânsito e nos transportes na Espanha
Assista a mais notícias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.