Trabalho de pavimentação é iniciado na Estrada Presidente Lucena, em Novo Hamburgo

Quem circula pela Estrada Presidente Lucena, no trecho de Novo Hamburgo, já pode ver máquinas e homens trabalhando na recuperação da via. O trabalho, que prevê o recapeamento e duplicação do trecho, avançou desde março, quando o ABCmais foi até o local e verificou que os trabalhos ainda não tinham começado, mas as placas de sinalização estavam colocadas.

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Estrada_Presidente_Lucena_Obras_Zaffari_Boulevard_Germânia | abc+



Estrada_Presidente_Lucena_Obras_Zaffari_Boulevard_Germânia

Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Sob responsabilidade do Grupo Zaffari, a obra é uma das primeiras no Estado a ser realizada através do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA). Originado no governo do Estado, o programa concede descontos de até 5% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido pelas empresas. Em troca, as mesmas realizam obras de interesse social e dos próprios entes privados.

LEIA MAIS: Prefeitura de Novo Hamburgo enfrenta corte no fornecimento de combustível

No caso da Estrada Presidente Lucena, a via em questão atende a região onde o Grupo Zaffari está construindo o bairro-cidade Boulevard Germânia. O empreendimento de R$ 6 bilhões já começou a vender lotes residenciais e as obras no local iniciaram ainda em 2024. A expectativa é que o local receba até 35 mil moradores quando for concluído.

A primeira fase do Boulevard Germânia deve ser concluída até o final de 2025, mesmo prazo em que a empresa espera ver finalizada as obras na Estrada Presidente Lucena.

Investimentos privados

Sob a gestão da Secretaria Estadual de Logística e Transportes (Selt), o PIAA é uma das apostas do governo estadual para garantir investimentos em rodovias gaúchas e reforça a política de trabalho com a iniciativa privada que vem ganhando cada vez mais força dentro do Piratini.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Em Novo Hamburgo, o trecho que passa por obras é hoje uma estrada estreita, suja e sem qualquer cobertura asfáltica. Com o acordo junto ao grupo empresarial, a expectativa é uma melhora para os motoristas que trafegam no local.

Regras para adesão

Para poder participar do PIAA as empresas privadas precisam cumprir algumas exigências, como ter pronto os projetos básico e o projeto executivo, incluindo os estudos técnicos e de impacto ambiental, além do orçamento detalhado dos serviços e apresentação dos documentos cadastrais.

As propostas são analisadas pelo governo do Estado e as empresas e/ou cooperativas são autorizadas para o começo das obras. Procurados pela reportagem, o Grupo Zaffari não retornou até o fechamento da matéria sobre os prazos e cronograma das obras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.