VATICANO: Curiosidades que você precisa saber sobre o menor país do mundo

A morte do papa Francisco e a escolha de seu sucessor atraem as atenções do mundo para o Vaticano, um pequeno pedaço de terra localizado dentro da cidade de Roma, na Itália, que é considerado o menor país do mundo.

  • CLIQUE AQUI para fazer parte da comunidade do ABCmais no WhatsApp

Olhos do mundo estão voltados para o Vaticano, menor país do mundo | abc+



Olhos do mundo estão voltados para o Vaticano, menor país do mundo

Foto: VaticanNews/Reprodução

Para se ter uma ideia, o Vaticano ocupa uma área que é equivalente a um quarto do tamanho do Aeroporto de Congonhas, um dos menores aeroportos comerciais do Brasil. Mesmo assim, por ano cerca de 10 milhões de pessoas passam pelo Vaticano, onde fica a sede da Igreja Católica. No entanto, menos de mil pessoas têm residência no país.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre o Vaticano:

  • A condição de país do Vaticano tem menos de um século. Foi criado em 1929 pelo Tratado de Latrão, um acordo entre o papa Pio XI e o reino da Itália. Antes de o país se unificar, a Igreja Católica dominava uma área bem maior no território italiano.
  • Desde 1933, quando foi estabelecido o Tratado de Montevidéu, existe uma regra que diz que, para um lugar ser considerado um país, ele precisa ter três coisas: território definido, população e um governo.
  • E o Vaticano cumpre esses requisitos. É um país inclusive reconhecido pela ONU. Tem bandeira, tem hino, tem selo (existem cinco agências dos correios do Vaticano), tem passaporte e até código de internet (o .va).
  • O território do Vaticano tem 0,44 quilômetro quadrado, um quarto do tamanho da área do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que tem 1,6 quilômetro quadrado. Congonhas é um dos menores aeroportos comerciais do Brasil.
  • As construções que ficam na área do Vaticano são muito antigas. A Basílica de São Pedro (o principal ponto do país) começou a ser construída em 1506. Mas antes já havia outra igreja, que foi construída porque é ali eu fica o túmulo do Apóstolo Pedro, considerado o primeiro papa. Ele morreu em 67 depois de Cristo.

Olhos do mundo estão voltados para o Vaticano, menor país do mundo | abc+



Olhos do mundo estão voltados para o Vaticano, menor país do mundo

Foto: VaticanNews/Reprodução

  • Quem administra o dia a dia do país Vaticano é o papa? Não. Embora o papa seja a autoridade máxima do país, quem cuida da administração da cidade é o chamado governatorato. E, neste momento, pela primeira vez na história quem está à frente dele é uma mulher: a irmã Raffaella Petrini, nomeada em 2025 pelo papa Francisco.
  • O Vaticano tem uma Comissão Pontifícia, que seria algo equivalente ao Poder Legislativo, e também um órgão jurídico com três níveis, como acontece no Brasil. Quem comete um crime no Vaticano, por exemplo, é julgado lá mesmo, mas cumpre pena em Roma. Não há prisão no Vaticano.
  • O Vaticano tem polícia. É chamada de Gendarmaria Vaticana, que cuida desde o trânsito até a segurança pública e o serviço de bombeiros. No entanto, a proteção do papa é função da Guarda Suíça.
  • O Exército do Vaticano é chamado de Guarda Suíça desde 1506, quando o papa Júlio II pediu ajuda aos nobres suíços para reforçar a segurança do Vaticano. A Guarda Suíça é formada por cidadãos da Suíça, onde também são treinados. Na roupa dos guardas predominam as cores amarela, vermelha e azul.
  • Quem nasce no vaticano é vaticanense? Não porque ninguém nasce no Vaticano. Há poucas famílias que vivem no país. Ao todo são cerca de 880 moradores, em média, considerando até mesmo os membros da Guarda Suíça.
  • Para ser um cidadão do Vaticano, com direito inclusive a passaporte, é preciso ter contrato de trabalho válido. Atualmente menos de 700 pessoas são consideradas cidadãs vaticanenses e, destas, menos de 500 moram de fato no Vaticano.
  • Segundo o site do Vaticano, não existem animais de estimação no país.
  • A moeda oficial do Vaticano é o euro, a mesma da Itália e outros países da Europa. Oficialmente o Vaticano não faz parte da União Europeia. Existem moedas de euro, inclusive algumas raras, com imagens do Vaticano.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.