1º e 2º Tabelionatos de Notas terão novas sedes abertas ao público a partir de 5 de maio

A partir da próxima segunda-feira, 5 de maio, o 1º Tabelionato de Notas e de Protestos e Registros Especiais de São Leopoldo e o 2º Tabelionato de Notas de São Leopoldo passam a atender em novos endereços.

Prédio do Cartório Castellan, na Rua Osvaldo Aranh, no Centro



Prédio do Cartório Castellan, na Rua Osvaldo Aranh, no Centro

Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

O 1º Tabelionato, então situado na Rua Independência, 625, agora passa a ser localizado na Rua Osvaldo Aranha, 503, loja 102, bairro Centro – no Cartório Castellan. No local, estava situado o 2º Tabelionato, que, a partir da próxima semana, funcionará na Rua Primeiro de Março, 386, também no Centro.

“O Cartório Castellan permanece na Osvaldo Aranha, no prédio histórico da antiga gráfica Rotermund, com a mesma equipe, e lá serão agregados os serviços de protestos de títulos, registro civil de pessoas jurídicas e de registro de títulos e documentos”, explicou a tabeliã e registradora titular do 1º Tabelionato, Jenifer Castellan de Oliveira.

Ela destaca que, com a mudança, a equipe que atuava no prédio da Rua Independência será dividida, indo parte para o 1º e parte para o 2º Tabelionato. “No 1º Tabelionato temos 20 funcionários no momento, e passaremos a contar com 35”, ressaltou.

LEIA TAMBÉM: São Leopoldo recebe comitiva alemã para debater combate a enchentes

Cartórios fechados

Em função da mudança de estrutura e adaptação dos sistemas, não haverá atendimento nos dois cartórios nos dias 30 de abril, 1º e 2 de maio, conforme Portaria Nº 066/2025-DF, e os prazos dos protestos estão suspensos neste período.

Jenifer reforça que, com os tabelionatos fechados, os prazos de protestos ficarão suspensos, e, os demais, como prazos de atendimento e confecção de escrituras, poderão continuar tramitando depois do dia 5 de maio. “Precisamos trocar os acervos, os livros, de um Tabelionato para o outro, e fazer a mudança de sistema operacional”, destacou, sobre a necessidade de fechamento dos espaços no período.

Jenifer Castellan, tabeliã e registradora titular do 1º Tabelionato de Notas e Protestos e de Registros Especiais de São Leopoldo



Jenifer Castellan, tabeliã e registradora titular do 1º Tabelionato de Notas e Protestos e de Registros Especiais de São Leopoldo

Foto: Divulgação

Tabeliã e registradora titular

A nova fase marca também a assunção de Jenifer como tabeliã e registradora titular do 1º Tabelionato de Notas e Protestos e de Registros Especiais de São Leopoldo, serventia em que atuava como interina desde 2019. A conquista foi possível graças à sua aprovação em 9º lugar no Concurso Público de Ingresso por Remoção, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Com a opção por esta serventia, Jenifer passará agora a responder interinamente pelo 2º Tabelionato de Notas. “O que muda agora é que o Castellan da Rua Osvaldo Aranha vai, então, prestar esses serviços, que é o protesto de título, registro de documentos… O que mudou de mais essencial, foi que ele agregou novos serviços”, enfatizou.

SAIBA MAIS: Projeto Reconstrução RS oferece oficinas gratuitas de empreendedorismo em São Leopoldo

Horários de atendimento e formas de contato

O horário de atendimento de ambos os cartórios será das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia. Mais informações poderão ser obtidas diretamente nos cartórios a partir do dia 5 de maio, pelo e-mail [email protected]  e pelos telefones (51) 3592-1083 / (51) 99174-2271.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.