Assemplife sedia audiência pública sobre o sistema de proteção contra as cheias

Por iniciativa do deputado estadual Miguel Rossetto (PT), a Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa promove, nesta quarta-feira (30), em São Leopoldo, uma audiência pública para tratar do projeto de ampliação do sistema de proteção contra as cheias na bacia do Rio do Sinos.

Deputado estadual, Miguel Rossetto



Deputado estadual, Miguel Rossetto

Foto: Lucas Kloss/Divulgação

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

O encontro ocorre a partir das 19 horas, na sede da Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria (Assemplife), na Avenida Feitoria, 4.738 e contará com a participação de representantes dos governos estadual e municipal, Câmara de Vereadores, Comitê da Bacia do Rio do Sinos e movimentos sociais.

O projeto prevê a reforma e construção de novos diques, casas de bomba e a atualização da proteção em relação à cota máxima atingida pelo rio na enchente de 2024. As obras ocorrerão em Canoas, Esteio, Sapucaia, Novo Hamburgo e São Leopoldo e fazem parte do plano de macrodrenagem da região Metropolitana. De acordo com o projeto da Metroplan para esta bacia hidrográfica, o valor estimado chega a R$ 1,9 bilhão.

“É fundamental que as comunidades e as cidades conheçam, avaliem e se manifestem sobre o sistema, e que estas obras façam parte de um planejamento da cidade”, ressalta Rossetto sobre a importância da transparência e do controle social destas obras.

LEIA TAMBÉM: Audiência pública nesta quarta-feira vai tratar dos custos do barco-escola Peixe Dourado

No bairro Feitoria, o movimento Pró-Dique Feitoria, com um Grupo de Trabalho (GT), promove campanha e cobranças pela construção de um dique na região. A audiência pública pretende discutir o plano de manutenção do sistema de diques, casas de bombas e obras de infraestrutura necessárias para a proteção da comunidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.