Confiança do setor de serviços cai para o menor nível em 4 anos

A confiança do setor de serviços no Brasil recuou para o menor patamar em quase 4 anos, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (29/4) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).


O que aconteceu

  • Em abril deste ano, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) medido pela instituição caiu 2,5 pontos, para 90,4 pontos.
  • Trata-se do pior resultado desde maio de 2021, quando o indicador marcou 87,1 pontos.
  • Na média móvel trimestral, o índice recuou 0,5 ponto.

Análise

“Após um resultado positivo no mês passado, a confiança de serviços volta a recuar em abril, influenciada, principalmente, pela piora nas expectativas futuras do setor, que recuaram com maior intensidade”, explica Stéfano Pacini, economista do Instituto Brasileiro de Economia da instituição (FGV Ibre).

Segundo Pacini, “o resultado pessimista do setor reflete cautela dos empresários sobre a demanda futura, de forma disseminada entre os segmentos”. “Em relação ao futuro de longo prazo, os desafios podem ser ainda maiores para o ano de 2025”, prossegue o economista.

“Apesar dos resultados positivos do mercado de trabalho no primeiro trimestre, o cenário macroeconômico segue incerto para as empresas, que podem se deparar com um segundo semestre de desaceleração da atividade e um ambiente que aponta para pressões nos preços, taxa de juros elevada e aumento da incerteza econômica.”

Situação atual e expectativas

Os dois componentes do ICS registraram queda em abril. O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 1,5 ponto, para 93,8 pontos – o menor nível desde maio de 2023.

Já o Índice de Expectativas (IE-S) teve queda de 3,6 pontos, para 87,2 pontos. É o menor patamar desde março de 2021.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.