Corte no fornecimento de combustível para a Prefeitura gera debate na Câmara de Vereadores

O corte temporário no fornecimento de combustível para veículos da Prefeitura de Novo Hamburgo por atraso no pagamento virou debate na Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (28). A oposição levantou questionamento sobre possíveis impactos na prestação de serviço à população. O governo diz que pretende resolver o assunto nesta terça-feira (29).

  • Sob pressão, vereadores adiam decisão que altera horário da sessão das segundas-feiras

Vereadora Luciana Martins criticou corte no fornecimento de combustível para a Prefeitura | abc+



Vereadora Luciana Martins criticou corte no fornecimento de combustível para a Prefeitura

Foto: Daniele Souza/CMNH

A vereadora Luciana Martins (PT) levou o assunto para a tribuna. Ela leu trechos de reportagem do ABCmais que revelou o problema a partir de informações da Prefeitura. “Se nossas ambulâncias têm combustível, se o serviço de urgência está funcionando, isso é algo que precisa ser discutido. Um carro da Prefeitura parado significa serviço público comprometido”, afirmou.

Na reportagem a Prefeitura diz que pagará nesta terça-feira valores em atraso. Não foi detalhado o tamanho da dívida. “Se há dinheiro para pagar amanhã (terça), por que não pagou hoje? O que está, de fato, acontecendo na cidade”, questionou a vereadora, criticando a Prefeitura pelo que considera falta de prestação de contas.

  • Câmara de Novo Hamburgo adia votação do projeto que cria do Dia do Patriota

A base governista não rebateu as críticas da vereadora. Alguns vereadores sequer sabiam do corte no fornecimento de combustível para a Prefeitura, problema que foi revelado pelo ABCmais no fim da tarde. Eles optaram por defender o projeto 37/2025, do vereador Eliton Ávila (Podemos), que reconhece como modalidade esportiva a prática de acrobacias com motocicletas, o popular “grau”.

Ávila criticou o ABCmais pela escolha da foto que ilustrou reportagem sobre o assunto na última sexta-feira. “A imagem mostra alguém de chinelo, empinando moto em espaço público, cometendo várias infrações, e colocam meu nome ali. Foi uma construção de 12 anos que está sendo prejudicada”, disse.

Segundo ele, a proposta prevê a prática apenas em locais apropriados, com segurança e equipamentos adequados, como o uso da Fenac para realização de eventos. “Eu acredito que a maioria da população de Novo Hamburgo pode entender que isso aqui (o projeto), mesmo sendo voltado para uma categoria específica, tem representatividade. E que esses praticantes estão comprometidos em promover eventos para fomentar a nossa economia e fomentar a nossa cultura local.”

Presidente da Câmara, Cristiano Coller, criticou a imprensa na sessão desta segunda | abc+



Presidente da Câmara, Cristiano Coller, criticou a imprensa na sessão desta segunda

Foto: Daniele Souza/CMNH

O presidente da Câmara, Cristiano Coller (PP), se juntou a Ávila nas críticas ao jornalismo local. “Parece que as coisas boas não vendem”, disse o vereador, referindo-se ao projeto de sua autoria que cria o projeto Bolsa Atleta na cidade. O projeto foi aprovado em segundo turno no último dia 14 e agora pode ser vetado ou sancionado pelo prefeito Gustavo Finck (PP).

O projeto teve parecer contrário da Procuradoria Jurídica da Câmara, uma vez que não cabe ao Legislativo criar projetos que gerem despesas para a Prefeitura. No entanto, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara desconsiderou o parecer jurídico e deu prosseguimento à matéria.

Durante o debate, uma pessoa que estava na plateia afirmou que a cidade enfrenta problemas mais urgentes e que eles merecem atenção da imprensa. O presidente do Legislativo respondeu que “temos muitos atletas que querem participar. Precisamos valorizar isso também”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.