Dólar abre estável com mercado à espera de novo recuo em tarifaço

Depois de engatar sete quedas consecutivas, o dólar operava próximo da estabilidade nesta terça-feira (29/4), com o mercado financeiro aguardando um novo recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao seu tarifaço comercial.

Nas últimas horas, houve indicações do governo dos EUA de que pode haver um alívio nas tarifas comerciais impostas sobre o setor automotivo.

A informação foi publicada inicialmente pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal. Entretanto, ainda não há confirmação de que EUA e China tenham dado início a negociações sobre as tarifas.

Nesta terça-feira, os principais índices das bolsas de valores da Ásia fecharam em alta.


Dólar

  • Às 9h15, a moeda dos EUA avançava 0,09% e era negociada a R$ 5,654.
  • No dia anterior, o dólar fechou em queda de 0,68%, a sétima consecutiva, cotado a R$ 5,64.
  • Com o resultado, a moeda norte-americana acumula perdas de 1,01% em abril e de 8,6% em 2025.

Setor automotivo pressiona Trump

Nessa segunda-feira (28/4), fabricantes de automóveis afirmaram ter expectativa de que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciasse uma diminuição nas tarifas impostas sobre a indústria automotiva antes de sua viagem a Michigan, estado no qual estão localizadas empresas como General Motors, Ford e Stellantis.

Na semana passada, diversos grupos do setor apelaram a Trump para que houvesse uma redução das taxas de 25% sobre peças automotivas importadas, alegando que isso levaria a uma diminuição das vendas de veículos e à alta dos preços.

De acordo com autoridades da Casa Branca, há possibilidade de alívio nas taxas impostas a peças estrangeiras utilizadas em carros fabricados nos EUA.

“O presidente Trump está construindo uma parceria importante com os fabricantes nacionais e com os nossos grandes trabalhadores americanos”, afirmou o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, em comunicado divulgado pela Casa Branca.

“Esse acordo é uma grande vitória para a política comercial do presidente, ao recompensar empresas que produzem no país, ao mesmo tempo em que oferece uma transição para os fabricantes que expressaram compromisso em investir nos EUA e ampliar sua produção doméstica”, completou Lutnick.

Bolsa de Valores

As negociações do Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), começam às 10 horas.

Na véspera, o indicador fechou em alta de 0,21%, batendo os 135 mil pontos pela primeira vez em 2025.

Com o resultado, a Bolsa brasileira acumula ganhos de 3,65% no mês e 12,25% neste ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.