Embratur lança edital para impulsionar turismo com tecnologia em eventos culturais no Brasil

lancamento Desafio Brasil Festivo Embratur Rio Web Summit Rio foto Marcio Menasce Embratur e1745955140257 Embratur lança edital para impulsionar turismo com tecnologia em eventos culturais no Brasil

Roberto Gevaerd, diretor da Embratur, fala sobre o projeto ao lado do carnavalesco Milton Cunha e de Alberto Vallim, representante do Sebrae (Divulgação/Marcio Menasce/Embratur)

A Embratur, em parceria com o Sebrae Nacional, anunciou nesta terça-feira (29), durante o Web Summit Rio, o lançamento do edital Desafio Brasil Festivo, iniciativa que busca colocar a tecnologia a serviço do turismo em manifestações culturais brasileiras. A proposta é atrair mais visitantes internacionais por meio da inovação na experiência turística em grandes festas populares e eventos culturais.

O anúncio ocorreu durante o painel “Festas do Brasil: Inovação como passaporte para o Turismo Internacional” e contou com a participação do carnavalesco e comentarista Milton Cunha e do representante do Sebrae, Alberto Vallim. O objetivo do edital é identificar soluções tecnológicas e criativas que qualifiquem a jornada do turista em eventos como o Festival de Cinema de Gramado, a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty) e outras celebrações tradicionais em todo o país.

Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a iniciativa visa tornar o Brasil uma referência mundial em turismo cultural, criativo e sustentável. “As festividades brasileiras representam nossa diversidade e potência econômica. Com o Brasil Festivo, queremos conectar essa força à inovação, oferecendo experiências mais acessíveis, sustentáveis e atrativas para o público internacional”, afirmou.

O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, ressaltou que o edital é fruto de uma escuta ativa com organizadores de eventos, e que a tecnologia será essencial para aprimorar a vivência turística. “É uma ação conjunta da Embratur, por meio do EmbraturLab, com o Sebrae, para integrar inovação aos maiores eventos do país”, explicou.

O Desafio Brasil Festivo foca em soluções em sete áreas principais:

  • Coleta e análise de dados do público, com foco em turistas estrangeiros;

  • Estratégias de marketing e internacionalização multilíngue;

  • Qualificação da hospitalidade e da experiência do visitante;

  • Acessibilidade e inclusão;

  • Integração com a cadeia do turismo e economia local;

  • Programação inteligente e personalizada;

  • Sustentabilidade, logística e uso de dados para melhoria contínua.

Startups e empresas criativas interessadas em participar podem encontrar mais informações no site oficial do projeto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.