“Esse é o meu momento de abraçar o Gracinha”, diz nova diretora do HNSG em Canoas

O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) está sob comando. A diretora-geral Daniela Santos de Oliveira foi oficializada no cargo nesta terça-feira (29), no auditório do prédio da Oncologia, no bairro Nossa Senhora das Graças. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Daniel Oliveira assume como diretora geral do HNSG nesta terça-feira (29)



Daniel Oliveira assume como diretora geral do HNSG nesta terça-feira (29)

Foto: Paulo Pires/GES

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Enfermeira de formação, a servidora pública estava atualmente como secretária adjunta da Gestão Hospitalar, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Samu. Desde o dia 4 de abril, Daniela trabalhava como diretora interina da instituição no lugar do antigo diretor, César Paim. 

A nova diretora agradeceu ao prefeito Airton Souza e ao secretário de Saúde, Eduardo Bermudez, pela nomeação. “Hoje eu chega a uma grande desafio. Um desafio profissional, mas que me deixa muito feliz. Eu sei que terei muitas dificuldades e esse é o nosso papel de resolver problemas. Os problemas temos que transformá-los em soluções”, afirma. 

De acordo com a Daniela, sua gestão estará voltada para a diminuição dos custos do hospital e no aumento da resolutividade e do atendimento aos pacientes, além de planejar estratégias. “Não existe outro motivo para levantar de manhã senão melhorar a vida das pessoas. Elas já chegam no hospital com muitas dificuldades, com problemas de saúde, e o nosso papel aqui é agilizar o atendimento e tratar o quanto antes. O Hospital Nossa Senhora das Graças é uma marco na nossa cidade e a população canoense sempre abraçou o Gracinha. Então, esse é o meu momento de abraçar o Gracinha”, ressalta. 

A situação delicada do hospital e da área da saúde no município também esteve presente na fala do prefeito canoense, Airton Souza. “Nós acreditamos muito potencial da Daniela e vamos estar perto auxiliando, montando uma equipe prepara para fazer a gestão da saúde. Não tem mais tempo para esperar. A saúde de Canoas está sim realmente na UTI. Eu quero pedir aqui a compreensão dos médicos. A compreensão dos profissionais e dos servidores que trabalham na área da saúde”, declara. 

Superlotação e insumos 

Entre os problemas a serem enfrentados pela nova diretora estão a superlotação e falta de insumos. Desde o ano passado, a estrutura do HNSG abriga também as demandas e os profissionais do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) que segue em obras. 

Na semana passada, a Prefeitura de Canoas e o governo estadual anunciaram a intenção de deslocar o HPSC para o Hospital Universitário (HU), no bairro São José, em uma tentativa de melhorar o atendimento em ambos. “O hospital está superlotado como outros hospitais da região metropolitana. Eu tenho falado muito com o secretário de Saúde de Porto Alegre. Ontem mesmo à noite nós conversamos. Todos os hospitais e UPAs estão muito lotados e recém está começando o inverno”, observa Daniela. 

A respeito da falta de materiais, a diretora informou que insumos para 30 dias estão sendo adquiridos á nesta terça-feira. Outra questão a ser enfrentada é o salário dos profissionais que atuam no hospital. “Os pagamentos dos médicos estão reorganizados, com datas previstas, e a partir de amanhã já retorna todo o nosso ambulatório. Desde o dia 4, a minha ação é retornar a resolutividade e a efetividade do hospital.”

Atenção à gripe e à dengue

“O foco do serviço de saúde sempre deve ser a prevenção”, define Daniela. O recado é para a população se cuidar, tomando a vacina da gripe e combatendo o mosquito da dengue. Tudo isso interfere na demanda por atendimentos. 

“A prevenção custa menos que a área curativa. Então, que as pessoas procurem os postos de saúde, que em casos de necessidades primárias, procurem seus postos de saúde. Se vacinem e que procurem seu acolhimento, seu médio de família. Ir até até as UPAs em casos de emergência e urgência mesmo porque está superlotado. Quanto menos pacientes tivermos, menos risco de contaminação”, reforça. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.