FARMÁCIA PET: Esteio terá distribuição gratuita de remédios veterinários

A partir do mês que vem, Esteio deverá contar com a distribuição gratuita de medicamentos veterinários para cães e gatos que pertençam a tutores em situação de vulnerabilidade social. No último sábado (26), durante o Pedágio Solidário realizado pelo Gabinete da Primeira-Dama na Rua Coberta, no Centro, o prefeito Felipe Costella assinou o decreto 8.533/2025, que cria a Farmácia Pet na cidade.

Prefeito Felipe Costella com o 'cãolaborador' da Prefeitura Scar, anuncia a criação da Farmácia Pet na cidade



Prefeito Felipe Costella com o ‘cãolaborador’ da Prefeitura Scar, anuncia a criação da Farmácia Pet na cidade

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

“Achei de bom tom assinarmos este decreto junto com os protetores, que nos ajudam, que fazem com que tudo aconteça na causa animal numa excelência em Esteio”, destaca Costella.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

A farmácia, que ainda não tem data para ser inaugurada, mas que deverá abrir em maio, funcionará em um contêiner, junto ao Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), localizado na Avenida Luiz Pasteur, 7.272, bairro Três Marias. O espaço, que funcionará de segunda a sexta-feira, será mantido, prioritariamente, por meio de doações realizadas por pessoas físicas e jurídicas, inclusive farmácias, clínicas veterinárias, distribuidores, empresas e demais entidades interessadas em participar do projeto.

Poderão utilizar os medicamentos, cães e gatos que pertençam a tutores em situação de vulnerabilidade social; que forem apreendidos e resgatados em ações de fiscalização; animais abrigados em lares de passagem sob a guarda de protetores cadastrados ou do Programa de Abrigagem Temporária; e aqueles adotados através do Programa de Adoção Responsável Municipal ou de projetos realizados por entidades de protetores de animais com parceria junto ao Município de Esteio. Para receber os remédios é necessário apresentar receita veterinária e documentação comprobatória da situação socioeconômica do tutor.

LEIA TAMBÉM: 4ª edição do Churrasbeer Festival será realizada na sede da AABB São Leopoldo

“Muitas vezes encontramos pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar uma consulta, e é por isso que nos procuram. Damos o encaminhamento e a receita sem saber, muitas vezes, se aquela pessoa vai conseguir comprar o medicamento. Por isso, para nós é importante aquela pessoa sair dali com o medicamento, porque é uma certeza a mais de que ela vai fazer o tratamento no animalzinho e não vai precisar voltar pelo mesmo problema”, justifica o prefeito.

Projeto nasceu na secretaria

De acordo com o prefeito, a ideia de implementar em Esteio uma farmácia pet, com distribuição gratuita de remédios veterinários, surgiu quando ele ainda era secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, cargo que ele deixou em junho do ano passado, para concorrer à Prefeitura. No começo deste ano, a vereadora Protetora Dalen Oliveira havia apresentado na Câmara de Vereadores, um anteprojeto semelhante, de criação de uma farmácia veterinária solidária.

VIU ESTA?: Região tem primeira morte por dengue no ano; caso foi registrado em Sapucaia do Sul

“Já era algo que estava no nosso radar quanto governo, desde que eu era secretário. A primeira-dama trouxe para o gabinete dela junto com o secretário Chico (Francisco Alves, de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) neste desejo de ajudar os animais da cidade”, explica o prefeito. Segundo ele, por enquanto, as doações de medicamento podem ser feitas diretamente no CBEA.

“Quando a farmácia estiver institucionalizada, vamos abrir pontos de coleta em locais no na Prefeitura, na Secretaria da Saúde, comércios e lojas parceiras, clínicas veterinárias e agropecuárias”, explica Costella.

Cidade é referência na temática

Costella recebeu a reportagem do Jornal VS em seu gabinete, acompanhado de Scar, o “Cãolaborador” da Prefeitura. Encontrado nas ruas de Esteio e levado para o Canil Municipal no final de 2019, o cão conheceu Costella em 2020, durante uma visita do então secretário ao Canil. No dia do encontro, o animal, que sofria de uma bicheira na bochecha, estava com a eutanásia marcada.

NÃO PERCA!: Sarau do Rio ocorre neste domingo em edição que marca um ano da enchente histórica

Num esforço coletivo, o animal passou por uma cirurgia de reconstrução do focinho a partir de um enxerto com parte da pele do pescoço do cachorro. Curado, ele foi adotado por Costella e virou “funcionário” da prefeitura além de garoto propagando do programa Cãolaborador, que buscas incentivar a adoção de animais do Canil por empresas. Até agora, 42 animais já foram adotados por meio do programa.

“Esteio é referência em várias questões na causa do bem-estar animal. O tratamento da esporotricose é um exemplo. Enquanto os municípios estavam fazendo eutanásia, Esteio buscou o tratamento, que hoje faz com eficácia e é exemplo pra todo o estado do Rio Grande do Sul. Na época do governo Pascoal, quando eu fui secretário, encontrei um canil que era um depósito de animais. Hoje nós temos um Centro de Bem-Estar Animal, com ambulatório reformado, com baias, com subdivisões e cercamento, sala de banho, sala de coleta, sala de isolamento. Temos todo um espaço de infraestrutura, com arborização, brinquedos, pracinha para os cachorros. Por isso, a Farmácia Pet vem para coroar todos estes investimentos que a gente conseguiu fazer e a gente vai seguir avançando”, garante.

Pet móvel será entregue dia 10

Outra novidade para o bem-estar animal na cidade é a entrega de um veículo para ser usado pelo CBEA. O evento está previsto para o próximo dia 10 de maio, na Rua Coberta. De acordo com o prefeito, o pet móvel será um veículo de apoio e resgate, que contará sempre, com um motorista, um veterinário e um estagiário.  

Adicionar aos favoritos o Link permanente.