Maranhão promove lançamento do São João na capital paulista; confira fotos

SÃO PAULO – Após o lançamento do São João do Maranhão no Rio de Janeiro, no domingo (27), chegou a vez da capital paulista conhecer o “Maior São João do Mundo”, uma festa que se destaca nacionalmente pela diversidade folclórica e cultural, reunindo tradições de origens indígenas, africanas e europeias. Cheia de cores, ritmos e dança. Serão quase três meses de programação (de maio até o fim de julho), com apresentações de grupos folclóricos de bumba-meu-boi, Cacuriá, quadrilhas, Dança do Coco, Dança Portuguesa e outras manifestações do folclore maranhense.

No espaço JK Village, na Vila Olímpia, representantes do governo apresentaram a diversidade do folclore maranhense para mostrar a força desta festa, que une a diversidade cultural, natural e patrimonial com a contagiante festa de São João.

“Eu sei que todo mundo comemora o São João. Mas o Maranhão tem suas particularidades, é diferente. Nós temos mais de 700 grupos, com mais de mil apresentações, para prestigiar os artistas locais, que são a raiz do nosso estado. É a nossa cultura, é a nossa tradição”, enfatizou Carlos Brandão, governador do Maranhão.

“Com sua tradição, o São João do Maranhão mostra a identidade do povo maranhense, que é autêntico, único, vibrante. Só indo conhecer de perto para entender a nossa energia.”

SÃO JOÃO DO MARANHÃO 2024

No ano pasaado o governo investiu R$ 53 milhões na festa de São João, tendo um retorno de R$ 250 milhões. Para este ano o investimento será bem maior.

“O governador Carlos Mandão vai investir mais nas atrações locais para manter todo esse trabalho que o Maranhão tem feito na valorização do nosso povo, da nossa cultura. São mais de 50 mil pessoas envolvidas direta e indiretamente em todo o São João”, disse Yuri Arruda, secretário de Cultura do Maranhão.

“Desde os hotéis, restaurantes, motorista de aplicativos, até vendedores ambulantes, esperam por esse momento, ou seja, mexe com uma enorme cadeia produtiva”, completou o governador.

Ocupação hoteleira

Em 2024 o Maranhão chegou a ter mais de 72% da ocupação hoteleira no período de festividade passado nós chegamos em torno de mais de 70% esse ano.

“Com a ajuda de todos vocês, agentes e operadores, vamos chegar em um número recorde este ano”, finalizou Yuri.

Veja fotos abaixo.

GALERIA

(Beatriz do Vale/M&E)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.