“Ver toda essa destruição dói”: restaurante atingido por incêndio tinha sido inaugurado há menos de um ano

Um sonho que foi levado pelas chamas na manhã desta terça-feira (29), em Gramado. Assim, pode ser descrita a ocorrência de incêndio, que iniciou por volta de 8h15, e destruiu completamente o Restaurante Toda Hora, no Centro da cidade. 

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Incêndio destrói o restaurante Toda Hora em Gramado



Incêndio destrói o restaurante Toda Hora em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Estudantes da Escola Estadual Santos Dumont, localizada em frente ao estabelecimento, sentiram o cheiro de fumaça. Ao abrirem as janelas, viram que ela vinha do empreendimento gastronômico. Assim, acionaram o Corpo de Bombeiros. Os alunos, inclusive, foram liberados devido ao sinistro. 

Gramado registra amanhecer gelado com 5°C nesta terça-feira; saiba se frio vai permanecer

Localizado na Rua São Pedro, o empreendimento era novo, foi inaugurado em agosto de 2024, logo após a catástrofe climática. Ofertava serviço de conveniência, mercadinho, café da manhã, almoço com buffet livre e à noite, o rodízio de mini hambúrguer. Com cerca de 20 funcionários, o sinistro não deixou ninguém ferido: era a folga coletiva dos profissionais. 

Essa era a quinta unidade aberta pelo casal Wilian Assis e Raquel Pereira, que possuem uma história de inspiração: há pouco menos de 10 anos, eram vendedores de picolé no litoral e de pinhão na RS-235. O restaurante funcionava das 7 às 2 horas da manhã e era a realização de um sonho dos empresários, que queriam ofertar produtos com pensamento nos moradores.

Às 11 horas, guarnições do Corpo de Bombeiros de Gramado e Canela faziam o controle das chamas e rescaldo. Ainda não se sabe o que iniciou o incêndio, mas as suspeitas partem que tenha sido do segundo andar do prédio. A Secretaria de Obras e Defesa Civil de Gramado também estiveram presentes, com o apoio ao combate às chamas e fornecimento de caminhão-pipa. 

Parque Mundo a Vapor ganha nova previsão de reabertura e promete mais interatividade

Já a Secretaria de Trânsito faz o controle do tráfego e há bloqueios na via. A Rua São Pedro está interditada a partir da Rua Senador Salgado Filho, na Avenida das Hortênsias e pela Augusto Zatti. A Brigada Militar ajuda na fiscalização e a evitar que as pessoas ultrapassem a fita de isolamento. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a liberação nos trechos.

Restaurante Toda Hora foi consumido pelas chamas em Gramado



Restaurante Toda Hora foi consumido pelas chamas em Gramado

Foto: Redes sociais/Reprodução

O Samu também precisou ser acionado. O proprietário precisou ser encaminhado ao Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), após passar mal ao chegar e ver as chamas. 

Muita fumaça ainda é vista nas localidades e sentido o cheiro quadras adiante da ocorrência. O restaurante fica quase aos fundos da Igreja São Pedro, além de estar ao lado de outros empreendimentos comerciais, como restaurantes e de um prédio residencial. 

FESTA DA COLÔNIA: Decoração típica de interior ganha as ruas de Gramado

A estrutura, principalmente nos andares superiores, foi completamente destruída pelo fogo. 

“Ver toda essa destruição dói”

Ederson Farias é cozinheiro da unidade do Toda Hora, localizada no bairro Avenida Central. Além dele, funcionários de todos os estabelecimentos foram ao local, para prestar ajuda. O casal de proprietários também são padrinhos do filho de Ederson. “Viemos de Imbé, onde morávamos, para trabalhar com eles há cinco anos”, relembra. 

Ederson trabalha na unidade do Toda Hora do bairro Avenida Central



Ederson trabalha na unidade do Toda Hora do bairro Avenida Central

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Com os olhos repletos de lágrimas, lamenta ver como ficou o restaurante. “Ver toda essa destruição dói né. Machuca, machuca bastante. Ver tudo começar e agora, assim”, diz. Ele soube do incêndio logo ao chegar na outra unidade, através de um grupo de WhatsApp. “Largamos tudo e viemos correndo, para ver se conseguíamos ajudar. Hoje era folga coletiva aqui. Deus livrou todo mundo”, coloca. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.