Área técnica do TCU quer investigar atuação do BC diante da explosão de CDBs

Em resposta a questionamentos formais sobre a venda do Banco Master, a área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) sugeriu que a atuação de outra instituição seja investigada: o Banco Central (BC).

O relatório defende uma auditoria para apurar se houve omissão do BC diante da explosão de vendas de Certificados de Depósito Bancário (CDBs) com consequentes impactos no Fundo Garantidor de Crédito (FGC). A sugestão ainda será avaliada pelo plenário do TCU.

“Essa fiscalização terá como objetivo avaliar os riscos relacionados ao crescimento do volume de operações de depósito a prazo, com foco em Certificados de Depósitos Bancários, e os possíveis impactos no Fundo Garantidor de Créditos e demais instrumentos utilizados para garantir a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional”, diz o parecer da Secretaria de Controle Externo de Contas Públicas do TCU.

A venda de CDBs com taxas de retorno acima das praticadas pelo mercado é apontada como a principal estratégia de crescimento do Banco Master. Após o anúncio de parte do banco para o Banco de Brasília (BRB), surgiram questionamentos sobre a capacidade do Master de honrar os papéis e do possível impacto de um calote no Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que avaliza as operações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.