Bolsas da Ásia: Tóquio tem 5º pregão seguido de alta, e Xangai recua

Os principais índices das bolsas de valores da Ásia fecharam esta quarta-feira (30/4) sem direção única, com os investidores atentos aos desdobramentos da guerra comercial entre Estados Unidos e China.


O que aconteceu

  • Na Bolsa de Tóquio, o índice Nikkei terminou o pregão em alta de 0,57%, aos 36 mil pontos, à espera da decisão do Banco Central do Japão (BoJ) sobre a taxa básica de juros.
  • Foi a quinta sessão consecutiva de ganhos no mercado japonês.
  • Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com valorização de 0,51%, aos 22,1 mil pontos.
  • Na Bolsa de Seul, o Kospi recuou 0,34%, aos 2,5 mil pontos.
  • O índice Taiex, de Taiwan, terminou o pregão praticamente estável, com leve alta de 0,01%.
  • Na China continental, o Xangai Composto teve perdas de 0,23%, aos 3,2 mil pontos, em seu quarto pregão consecutivo no vermelho.
  • O Shenzhen Composto, menos abrangente, subiu 0,7%, aos 3,2 mil pontos.

Dados fracos na China

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) da China registrou uma queda de 50,5 pontos, em março, para 49 pontos, em abril, de acordo com dados divulgados nesta quarta.

Trata-se da maior contração da atividade manufatureira chinesa desde dezembro de 2023.

Uma pesquisa similar realizada pela S&P Global também apontou recuo do PMI industrial da China neste mês, para 50,4 pontos, o menor nível desde janeiro.

Segundo analistas do mercado, a queda nos dados do PMI já indica os primeiros impactos negativos da guerra tarifária deflagrada pelos EUA contra a China.

Na quinta-feira, dia 1º de maio, por causa do feriado do Dia do Trabalho, os mercados de China, Hong Kong, Taiwan e Coreia do Sul estarão fechados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.