CBF e GDF lançam campanha contra racismo no futebol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Governo do Distrito Federal (GDF) vão lançar uma campanha contra o racismo no futebol. A ação terá início na Arena BRB, antes da partida entre Vasco e Palmeiras, realizada pelo Metrópoles Sports, neste domingo (4/5).

Jogadores de ambos os times entrarão em campo com uma faixa com a mensagem: “Não é só falta grave, é cartão vermelho para o racismo”. Torcedores, autoridades e atletas vão levantar simultaneamente cartões vermelhos, em protesto coletivo de repúdio ao racismo no esporte. Os cartões serão distribuídos antes da partida, na entrada da Arena BRB.

“O lançamento da campanha ‘Cartão Vermelho para o Racismo’ simboliza a força de uma sociedade que não aceita mais o silêncio diante do preconceito. A parceria com a CBF reforça essa construção coletiva e o modelo que estamos desenvolvendo será um marco no enfrentamento ao racismo nos estádios. Estamos implementando uma política pública pioneira, que une prevenção, educação e ação institucional para transformar, de forma definitiva, a cultura do esporte”, disse a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Segundo a Sejus, a campanha é o início de uma cooperação que será ampliada nos próximos meses e que prevê a realização de cursos de letramento racial e um amplo debate com clubes esportivos.

“A proposta é desenvolver e implementar um modelo no DF que possa servir como referência nacional para espaços do futebol, fortalecendo a prevenção e a resposta a episódios de racismo dentro e fora dos estádios”, afirmou a pasta.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.