Desafios para automação no campo são apresentados na Agrishow

agronegócio
Agronegócio e tecnologia. Foto: Pixabay

Com o objetivo de aumentar a eficiência, produtividade e sustentabilidade das operações rurais, a automação utiliza tecnologias e sistemas inteligentes para substituir ou otimizar tarefas humanas nas atividades agropecuárias.

E muitas das oportunidades no campo estão relacionadas à capacidade que o produtor rural tem de acessar a internet e conectar a propriedade ao mundo digital. Mas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 72% das propriedades rurais brasileiras ainda não tem acesso à internet.

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

Esse é um dos assuntos discutidos durante a Agrishow. A temática representa os desafios da atividade para os próximos anos e dentre os gargalos enfrentados pelo setor está a conectividade no campo.

Além dos produtores e das 800 marcas expositoras, a própria organização do evento investe para ampliar as oportunidades do universo digital. O Agrishow Labs, por exemplo, é um espaço dedicado à tecnologia e inovação dentro da feira.

“Esse ano, nós estamos com mais de 80 startups, pelo menos todos os dias aqui por conta dos hubs, com soluções diretas para o produtor, para gente conseguir aproximar mais o produtor dessas soluções que muitas vezes ele não tem acesso se não for aqui no nosso Agrishow Labs”, destacou Marilda Meleti, gerente de espetáculo da Agrishow.

Automação no campo

O uso de tecnologias e sistemas inteligentes para otimizar tarefas humanas nas atividades agropecuárias aumentam a eficiência, produtividade e sustentabilidade das operações rurais.

Para o vice-presidente de Vendas e Marketing da Hughes, Ricardo Amaral, a automação é uma tônica nessa temática. ” A automação apareceu de uma forma muito forte nos últimos anos e a conexão do dado, para você levar pra nuvem, para você tratar esses dados, ganha uma relevância muito grande. A gente observa em determinados subsetores da agricultura que o dado que vem, que chega online conectado, o agricultor pode ter um incremento de produtividade de três a cinco vezes maior”, disse Ricardo Amaral.

Pesquisa

A Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMRA) está presente no evento e realiza, por exemplo, uma pesquisa sobre maturidade digital.

“Toda empresa que participar do estudo, ela receberá o relatório final completo da pesquisa, ou seja, ela terá uma ideia de como os seus concorrentes e de como todo o mercado tem se portado nos meios digitais”, afirmou Ricardo Nicodemos, presidente da ABMRA.

O post Desafios para automação no campo são apresentados na Agrishow apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.