Dubai vai fechar o aeroporto DXB no futuro para dar lugar a imóveis, confirma CEO

dxb airside 17 scaled 1 Dubai vai fechar o aeroporto DXB no futuro para dar lugar a imóveis, confirma CEO

Aeroporto de Dubai está com os dias contatos (Dubai DXB Airport Dubai Airports / Dubai Airports)

Um dos aeroportos mais movimentados do mundo tem data de validade — mesmo que ainda sem um prazo exato. O CEO da Dubai Airports, Paul Griffiths, confirmou que o Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) será desativado futuramente para dar espaço a um ambicioso projeto imobiliário.

O anúncio foi feito durante a Arabian Travel Market, um dos maiores eventos de turismo do Oriente Médio. Griffiths explicou que, quando o novo Al Maktoum International Airport (DWC) estiver com capacidade total, toda a operação do DXB será transferida para lá.

“Não faz sentido manter dois grandes hubs tão próximos um do outro. Todos os serviços migrarão para o DWC”, disse o executivo.

Inaugurado em 1960, o DXB recebeu 92 milhões de passageiros apenas no ano passado. Mas sua estrutura caminha para o fim da vida útil, e o investimento necessário para mantê-lo funcionando não compensa, segundo o CEO.

O novo gigante do ar

Com investimento estimado em US$ 35 bilhões, o DWC está sendo construído em fases e deve atender até 260 milhões de passageiros por ano no futuro, com cinco pistas paralelas e 400 portões de embarque. A primeira fase deve ser entregue em 2033.

A transformação do DXB em área residencial e comercial segue o exemplo de Hong Kong, que desativou o antigo aeroporto Kai Tak e o transformou em um distrito urbano moderno.

Ainda sem prazo definido para o encerramento definitivo, o DXB continua operando normalmente. Mas o recado está dado: o futuro de Dubai vai decolar de outro ponto — e aterrissar em novas oportunidades imobiliárias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.