Oposição diz ter conseguido assinaturas para protocolar CPI do INSS

De acordo com o deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), a oposição conseguiu reunir o número necessesário de assinaturas para solicitar a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), com o objetivo de investigar o desvio de dinheiro de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O esquema foi revelado pelo Metrópoles.

“A CPI do roubo dos aposentados vai acontecer. Alcançamos o número de assinaturas para abertura. Precisamos saber colocar na cadeia esses criminosos e devolver o dinheiro do aposentado e pensionista brasileiro”, escreveu o deputado na rede social X.

Segundo ele, a oposição alcançou 171 assinaturas, número suficiente para pedir a abertura da CPI.


O que aconteceu

  • Uma investigação da Polícia Federal (PF) revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do INSS.
  • De acordo com PF, ao menos 11 associações que oferecem serviços a aposentados cadastravam pessoas sem autorização, com assinaturas falsas, para descontar mensalidades dos benefícios pagos pelo INSS.
  • O valor roubado de aposentados e pensionistas, entre 2019 e 2024, pode chegar a R$ 6,3 bilhões .
  • Alessandro Stefanutto, então presidente do INSS, foi demitido na última semana depois que uma operação policial resultou no afastamento de servidores e na prisão de seis suspeitos ligados às entidades investigadas.

Em uma conturbada audiência pública na Câmara, nessa terça-feira (29/4), o ministro da previdência social, Carlos Lupi, foi alvo de deputados da oposição.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) ainda enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR), também nessa terça-feira, uma representação na qual pede que o órgão entre com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para o impeachment do ministro após o escândalo das fraudes.

O esquema foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens iniciadas em dezembro de 2023, que levaram à instauração de inquérito pela PF para investigar as cobranças feitas por entidades registradas em nome de laranjas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.