Próstata aumentada não precisa limitar sua vida

Dificuldade para urinar, jato fraco, vontade frequente de ir ao banheiro? Esses podem ser sinais de Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), mais conhecida como próstata aumentada, uma condição comum entre os homens — principalmente após os 50 anos — e que tem tratamento. De acordo com o urologista Marlon Fiorentini, à medida que a próstata cresce, ela comprime a uretra, causando sintomas desconfortáveis e, em alguns casos, complicações mais graves. Até pouco tempo atrás, poucas opções de tratamento eram oferecidas, a maioria com repercussão na vida sexual do paciente.

Tratamento minimamente invasivo já é feito em Novo Hamburgo pelo urologista Marlon Fiorentini   | abc+



Tratamento minimamente invasivo já é feito em Novo Hamburgo pelo urologista Marlon Fiorentini

Foto: Vandré Brancão/GES-Especial

No entanto, com o avanço da medicina e de procedimentos minimamente invasivos, técnicas mais inovadoras conseguem tratar a doença sem provocar tantos efeitos colaterais. “Embora pacientes com sintomas mais leves e sem fatores de risco para progressão possam ser tratados inicialmente com medicações, os tratamentos medicamentosos são menos efetivos na melhora dos sintomas”, explica.

Uma dessas técnicas inovadoras, segundo Fiorentini, é o Rezum. “É um procedimento minimamente invasivo que utiliza vapor de água para tratar o aumento benigno da próstata”, explica. O procedimento envolve a inserção de uma sonda na uretra do paciente e aplicação de vapor diretamente no tecido prostático afetado.

“É um tratamento inovador, que não exige internação hospitalar e o único capaz de preservar a ejaculação em quase todos os pacientes tratados”, detalha.

Mas além do Rezum, outras opções de tratamento vêm ganhando destaque pela segurança e efetividade. É o caso do Holep ou enucleação endoscópica da próstata utilizando laser de alta potência, cirurgia na qual o dr. Marlon Fiorentini também é pioneiro na região. “A cirurgia robótica também é mais uma modalidade de tratamento disponível para pacientes com próstata aumentada, especialmente próstatas muito grandes, apresentando também alta eficácia e segurança no longo prazo”, destaca.

O que é aumento da próstata?

Os quadros de Hiperplasia Benigna da Próstata caracterizam-se pelo aumento do volume da glândula, que pode estar relacionado a diversos fatores – o avançar da idade, o histórico familiar de doença e os hábitos alimentares pouco saudáveis. Desta condição resultam alguns sintomas urológicos, já que o aumento da próstata comprime a uretra, o canal por onde passa a urina.

Quais os sintomas?

  • Demora para começar a urinar
  • Necessidade de fazer força para urinar
  • Ardor ao urinar
  • Jato urinário fraco, fino ou intermitente
  • Vontade súbita de urinar
  • Aumento da frequência da vontade de urinar
  • Dor ou sensação de peso no baixo ventre
  • Incapacidade de esvaziar por completo a bexiga
  • Gotejo após urinar

Conheça mais sobre os tratamentos recomendados para próstata aumentada

Rezum

A técnica Rezum permite devolver à próstata as suas dimensões habituais ou, pelo menos, reduzir o seu tamanho. Como consequência, a uretra deixa de estar comprimida, a urina é eliminada com menor dificuldade e os sintomas urológicos desaparecem ou aliviam. Para isso, este tratamento recorre a um aparelho de radiofrequência que converte água em vapor, gerando energia térmica. Quando esta energia é direcionada para o tecido aumentado, as células que o compõem são eliminadas. Este processo é realizado através da uretra, de forma pouco invasiva e agressiva, sem incisões. Além das vantagens de rápida recuperação e risco muito baixo de sangramento, o Rezum é a técnica cirúrgica com menor impacto sobre a saúde sexual do paciente, especialmente no que se refere à ejaculação.

O processo de realização da técnica Rezum é simples e rápido, cumprido em ambulatório e sem necessidade de hospitalização. É controlado através de um aparelho endoscópico, introduzido pela uretra, que permite visualizar o tratamento. Pode ser realizado sob anestesia local ou sedação, permitindo uma estadia de apenas algumas horas no ambiente hospitalar.

Holep

O Holep ou enucleação endoscópica da próstata utiliza laser de alta potência. É uma forma de tratamento para a próstata aumentada ou hiperplasia da próstata que apresenta as mais altas taxas de eficiência no longo prazo, o que significa uma chance extremamente baixa do paciente precisar ser submetido a novos procedimentos ou retratamentos para este problema ao longo do tempo.

Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica é utilizada especialmente em casos de próstatas muito grandes, apresentando também alta eficácia e segurança no longo prazo. Na cirurgia robótica, a enucleação da parte central da próstata é realizada através de braços robotizados totalmente comandados pelo urologista assistente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.