Quem foi Dom Zeno: Relembre a trajetória do bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo

Nuntio vobis Gaudium: Eu vos anuncio alegria, em latim. Este era o lema episcopal de Dom Zeno Hastenteufel. Bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo desde 2007, ele faleceu na madrugada desta quarta-feira (30), aos 78 anos, em Porto Alegre.

SAIBA TAMBÉM: Corpo de Dom Zeno, bispo emérito da Diocese de Novo Hamburgo, chega à Catedral São Luiz Gonzaga e velório é aberto ao público

Bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel faleceu aos 78 anos | abc+



Bispo emérito Dom Zeno Hastenteufel faleceu aos 78 anos

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Dom Zeno nasceu em Montenegro, em 14 de julho de 1946. Após se formar em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1972, foi ordenado sacerdote. Ele começou como o primeiro seminarista na paróquia Santa Ana de Gravataí. Depois de ordenado, trabalhou como vigário econômico da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sapucaia do Sul.

CONFIRA: Velório, missas e sepultamento: Veja como será a despedida de Dom Zeno em Novo Hamburgo

Dom Zeno também trabalhou nas paróquias de Porto Alegre, como a de São Pedro, onde fundou o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) em 1974, o qual mais de 50 mil jovens já participaram.

Na Paróquia de Santo Antônio Pão dos Pobres, criou a “Missa da Almofada”. Ela acontecia em horário nobre, às 20 horas, e os jovens eram convidados a levarem uma almofada para se sentarem ao redor do altar, onde o na época padre Zeno, explicava cada ato realizado durante o ato litúrgico.

Em dezembro de 2001, Zeno Hastenteufel foi nomeado bispo diocesano de Frederico Westphalen pelo papa João Paulo II. Cerca de seis anos depois, o papa Bento XVI nomeou-o bispo da Diocese de NH, onde implantou o projeto das Santas Missões Populares.

LEIA MAIS: Velório, missas e sepultamento: Veja como será a despedida de Dom Zeno em Novo Hamburgo

Ainda em Frederico Westphalen, incentivou a devoção pelos Mártires do Alto Uruguai e participou do processo de beatificação deles até 2007, quando Manuel Gomez Gonzalez e Adílio Daronch foram beatificados.

O lema de Dom Zeno era “Eu vos anuncio alegria!” pois “o bispo é aquele que leva a alegria para as comunidades, para o seu clero e para os seminários”, segundo a Diocese de NH.

Vida acadêmica

Além de Teologia, Dom Zeno estudou Filosofia, na Faculdade de Filosofia de Viamão, até 1972 e não parou os estudos. Em 1985, se tornou mestre e doutor em História Eclesiástica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Ao longo da vida, foi professor de Cultura Religiosa na PUCRS, onde também foi diretor do Instituto de Teologia, e deu aulas de História da Igreja, assim como no Seminário Maior de Viamão. Dom Zeno escreveu também 9 livros.

Despedida

O bispo emérito da Diocese de NH faleceu em às 0h30 desta quarta-feira, no Hospital Nora Teixeira, em Porto Alegre, por complicações em decorrência de uma cirurgia realizada recentemente. 

O corpo de Dom Zeno está desde às 11 horas na Catedral São Luiz Gonzaga, no centro de Novo Hamburgo. O velório é aberto ao público, para que os fiéis possam se despedir, e a primeira missa começou às 12 horas. O CLJ prestará homenagens ao bispo emérito durante o mês de maio.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.