Cacau promove a sustentabilidade e a diversificação agrícola em SP

cacau e chocolate
Foto: Pixabay

O governo de São Paulo, por meio A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), apresentou na Agrishow 2025 o Programa Cacau SP. O projeto tem o objetivo de fomentar a produção de cacau no estado e visa diversificar a agricultura local, promovendo a sustentabilidade e aumentando a renda dos produtores rurais.​

  • Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo:siga o Canal Rural no Google News!

Iniciado em 2014 como um projeto piloto de cultivo integrado de cacau e seringueira na região de São José do Rio Preto, o programa expandiu-se após estudos indicarem que áreas do estado possuem condições climáticas semelhantes a importantes polos cacaueiros do país, como Ilhéus (BA) e Medicilândia (PA).

Potencial para produção de cacau

Estima-se que existam muitas áreas com potencial para o cultivo de cacau em São Paulo, incluindo áreas de banana, seringueira, pupunha e regiões com passivo ambiental, que podem ser recuperadas por meio de sistemas agroflorestais.

O governo de São Paulo montou um espaço dedicado ao programa. No local, os interessados puderam conhecer um pouco do trabalho desenvolvido. Além disso, o chocolate produzido a partir do cacau paulista pôde ser apreciado pelos visitantes.

Os produtores que integram ou têm interesse no programa contam com suporte técnico, incluindo informações sobre produção de mudas, modelos de plantio, material genético, manejo integrado de pragas, colheita e pós-colheita, além de aspectos econômicos.

O post Cacau promove a sustentabilidade e a diversificação agrícola em SP apareceu primeiro em Canal Rural.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.