Governo leiloa quatro terminais portuários no Rio e em Paranaguá

Crédito: moneytimes

Em leilão realizado na manhã do dia 30, na B3 (B3SA3), a Bolsa de Valores de São Paulo, o governo federal concedeu à iniciativa privada quatro áreas portuárias localizadas nos portos do Rio de Janeiro e de Paranaguá (PR). O certame, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), foi o primeiro de arrendamento portuário em 2025 e movimentou ofertas bilionárias, especialmente nos terminais paranaenses.

A área RDJ11, única ofertada no Rio de Janeiro, recebeu apenas uma proposta. O Consórcio Porto do Rio de Janeiro arrematou o ativo por R$ 2,1 milhões. Já os terminais PAR14, PAR15 e PAR25, localizados em Paranaguá, despertaram grande interesse dos investidores, com múltiplas ofertas e disputas em viva-voz.

O destaque ficou para o terminal PAR15, que registrou o maior valor de outorga do leilão: R$ 411 milhões, ofertados pela Cargill Brasil Participações. A disputa teve 55 lances e envolveu outros dois fortes concorrentes: a Arco Norte Infraestrutura e Logística e o BTG Pactual Commodities Sertrading.

Terminais portuários no Rio e Paranaguá

Outro terminal bastante disputado foi o PAR14, arrematado pelo BTG Pactual após 26 lances, por R$ 225 milhões. O BTG superou a ICTSI Américas B.V. e a Infra II Investment. No caso do PAR25, o vencedor foi o Consórcio ALDC, que ofereceu R$ 219 milhões, derrotando a mesma ICTSI Américas B.V. e o Consórcio Interalli Grãos Terminais, após 21 rodadas de viva-voz.

De acordo com a Antaq, os terminais de Paranaguá são estratégicos para o escoamento da produção agrícola brasileira, sobretudo de grãos como soja, milho e farelo. As áreas leiloadas somam 169 mil metros quadrados e serão exploradas por 35 anos, com investimentos previstos que ultrapassam R$ 2 bilhões.

“O objetivo é garantir uma infraestrutura moderna, eficiente e segura, capaz de ampliar a capacidade logística do país e gerar emprego e renda”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o evento. Ele adiantou que o governo pretende realizar mais 42 leilões portuários até 2026, com investimentos estimados em R$ 22,85 bilhões.

Detalhes dos terminais

O RDJ11, no Porto do Rio de Janeiro, será operado por dez anos e terá R$ 6,8 milhões em investimentos. Com 7.787 metros quadrados, a área será dedicada à movimentação de granéis sólidos e carga geral. O Porto do Rio é um dos mais tradicionais do país e atualmente é administrado pela estatal PortosRio.

Em Paranaguá, os três terminais concedidos serão destinados ao armazenamento e movimentação de granéis sólidos vegetais. O PAR14 tem área de 82.436 m² e capacidade para movimentar 6,8 milhões de toneladas por ano, com previsão de R$ 1,187 bilhão em aportes. O PAR15 ocupa 43.279 m², com capacidade de 4 milhões de toneladas anuais e investimentos de R$ 656,85 milhões. Já o PAR25 prevê investimentos de R$ 216,98 milhões ao longo do contrato.

O Porto de Paranaguá é o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas, atrás apenas do Porto de Santos. É líder nacional no escoamento de produtos do complexo soja e responsável por um terço das importações de fertilizantes no país. No ano passado, movimentou cerca de 60 milhões de toneladas. Segundo o governo federal, os novos arrendamentos devem dobrar essa capacidade.

(Com Agência Brasil).

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