Já ouviu falar de felicidade corporativa? Entenda a prática adotada pela Chili Beans

No universo corporativo, a busca pela produtividade e pelo bem-estar dos colaboradores tem ganhado cada vez mais atenção. Um exemplo dessa abordagem inovadora é a Chili Beans, maior marca de óculos e acessórios da América Latina, que adota a prática da “gestão da felicidade corporativa”.

Mas como isso funciona na prática? Em uma entrevista exclusiva, Denize Savi, gestora executiva de felicidade da empresa, compartilhou insights sobre como a ciência da felicidade pode transformar a rotina e o ambiente de trabalho.

Ela, jornalista especialista em ciências da felicidade e MBA em psicologia positiva, tem trazido o conceito de felicidade para o universo corporativo da Chili Beans. Segundo conta, a felicidade no trabalho não é apenas um conceito abstrato, mas algo que precisa ser cultivado com ações práticas.

Saiba mais: Ranking da felicidade: Brasil sobe 8 posições e EUA caem para 24º

“Nós somos a mesma pessoa dentro e fora do trabalho. Durante muito tempo, acreditou-se que, ao entrar na empresa, deveríamos deixar nossa vida pessoal na porta. Isso não é mais possível, e é por isso que a felicidade precisa ser integrada ao ambiente corporativo”, explicou durante participação no Rotina de Sucesso, programa do InfoMoney que mergulha na rotina dos maiores empresários do Brasil (veja abaixo o episódio completo).

Fortalecer os relacionamentos internos 

Com base em sua vasta experiência, Denize implementou um projeto piloto de felicidade na empresa. O foco principal desse projeto é fortalecer os relacionamentos internos e criar um ambiente mais acolhedor e colaborativo.

“Colaboradores felizes são mais produtivos e engajados, o que, no fim das contas, resulta em lucro para a organização”, destacou na conversa com a apresentadora Paola Machado.

Mas a gestão da felicidade corporativa não para por aí. Na Chili Beans, ferramentas como a prática de exercícios físicos e a meditação, como o mindfulness, são constantemente incentivadas pelo fundador, Caito Maia.

Segundo Maia, a disciplina adquirida através da prática de exercícios foi um divisor de águas em sua vida pessoal e profissional.

“Quando perdi 50 kg aos 17 anos, aprendi a importância da disciplina, que me ajudou não só a melhorar minha saúde, mas também a crescer minha empresa.”

— Caito Maia, fundador da Chili Beans

Leia mais: O caminho para uma vida mais feliz: o que a ciência nos ensina?

Rotina rígida de bem-estar

Hoje, Caito segue uma rotina rígida de bem-estar, incluindo meditação e exercícios físicos. Para ele, essas práticas são essenciais para manter a produtividade e o foco em seu trabalho.

“Eu acordo cedo, rezo, medito, faço exercício e dou atenção à minha família antes de ir para a empresa. Com isso, consigo fazer em 6 horas o que antes fazia em 10”, disse ele.

Denize Savi também compartilhou suas dicas sobre como adotar a meditação, especialmente para quem está começando. Para ela, o mindfulness, ou atenção plena, é uma ferramenta poderosa para melhorar a saúde mental e a produtividade.

“Mindfulness nos permite estar presentes no momento, em sintonia com nossas emoções e pensamentos. Quando começamos o dia com gratidão, oração e meditação, nosso bem-estar aumenta, e a motivação para o trabalho cresce.”

— Denize Savi, gestora executiva de felicidade na Chili Beans

Leia também: Uma fibra que age como o Ozempic? Entenda efeitos do psyllium no controle do apetite

Corpo e mente em movimento

A meditação, segundo Denize, é uma forma de manter o corpo e a mente em movimento, estimulando a produção de endorfina e aumentando a sensação de contentamento e motivação.

Ela também deu dicas para quem deseja começar a meditar: evitar a meditação quando estiver cansado ou com fome, começar com períodos curtos e, principalmente, não tentar bloquear os pensamentos, mas permitir que eles fluam naturalmente.

A Chili Beans, com a ajuda de Denize, tem se tornado um exemplo de como a felicidade corporativa pode ser implementada de maneira eficaz no dia a dia das empresas, trazendo benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização. E o mais importante: isso tudo se reflete diretamente no sucesso do negócio.

Afinal, como Caito Maia bem afirmou, “disciplina e saúde andam juntas. Para conquistar os objetivos, tanto pessoais quanto empresariais, a chave é cuidar do corpo e da mente.”

Veja todos os episódios do Rotina de Sucesso no YouTube.

The post Já ouviu falar de felicidade corporativa? Entenda a prática adotada pela Chili Beans appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.