Menina de 13 anos é barrada de pegar Uber sozinha; conheça regras

Uber se recusou a levar adolescente desacompanhadaReprodução/Instagram

Um vídeo publicado nas redes sociais gerou polêmica porque um motorista da Uber não aceitou levar uma adolescente de 14 anos desacompanhada. O profissional argumentou que não poderia levar a menina na viagem, pois era contra as regras do aplicativo, e teve sua postura muito elogiada pelos seguidores.

Assista ao vídeo:

Menores de 18 podem viajar em modalidade específica

No entanto, existe uma modalidade da viagem voltada aos adolescentes, o Uber Teens. Essa ferramenta foi criada em fevereiro de 2024 pela empresa de transporte de aplicativo, para garantir o serviço aos clientes entre 12 e 17 anos.

Nessa funcionalidade, os adolescentes podem solicitar as viagens de forma autônoma, mas ainda sob a supervisão ativa de seus responsáveis legais. Os pais podem acompanhar os filhos no aplicativo, que mostra a localização exata de onde o carro está, assim como o momento exato em que a rota começa e termina.

Para usar o recurso, é preciso criar um perfil familiar no aplicativo da Uber e convidar o adolescente a se juntar. O jovem, ao aceitar o convite, precisa completar um processo de integração que inclui orientações sobre segurança.

Além de acompanhar o trajeto em tempo real, os pais podem entrar em contato com o motorista, se necessário.

Etapas da viagem

A viagem do Uber Teens tem uma série de etapas, que visam garantir a segurança do adolescente e do motorista. Antes do trajeto começar, o jovem recebe o “U-Código”, uma senha exclusiva que ele deve fornecer ao condutor do carro. A viagem só começa após a inserção correta dessa senha.

Durante o trajeto, o aplicativo registra todo o caminho, inclusive os desvios inesperados ou paradas prolongadas, além disso, envia alertas tanto para o motorista quanto para o passageiro, oferecendo opções de assistência.

Existe também um recurso de gravação de áudio, que tanto o adolescente quanto o motorista podem ativar. Essa ferramenta registra todo o trajeto, com informações criptografadas e armazenadas no dispositivo, acessíveis apenas em caso de reporte de incidentes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.