Monumento ao Imigrante começa a ser restaurado em Novo Hamburgo

Foi dada a largada para a obra de conservação e restauração do Monumento ao Imigrante, que fica na Sociedade Aliança, em Novo Hamburgo. O projeto captou R$ 790 mil para realizar a obra e, deste modo, colocar fim às infiltrações que maltratam o marco tombado como patrimônio histórico e cultural do Município. Nesta fase, será feito o restauro da parte externa do prédio.

Equipe responsável pelo restauro | abc+



Equipe responsável pelo restauro

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

Com os recursos já na conta para dar andamento, a obra deve durar cerca de dez meses na área externa do prédio. Representantes das instituições realizadoras da ação e a equipe que atua diretamente nos trabalhos de restauração se reuniram na tarde de ontem para marcar o início da obra. O projeto conta com a presença de dois mestres em Arquitetura: Ingrid Arandt, que lidera a obra, e Jorge Luís Stocker Jr.

LEIA TAMBÉM: HAVAN: Prefeito se encontra com Luciano Hang para falar sobre abertura da unidade de Novo Hamburgo 

O projeto também conta com o trabalho de uma conservadora-restauradora. Flávia Duque-Estrada é formada em Belas Artes e especialista em fachadas de prédios históricos. “O restauro é diferente de uma obra comum. Aqui, temos trabalhos de pinturas de parede, com elementos e bens integrados nas edificações, o que exige cuidado para que se mantenha o aspecto histórico”, explica. A segunda fase do projeto terá criação de um memorial e a acessibilidade do prédio, permitindo a visitação.

Presente no encontro, o secretário Municipal de Cultura, Angelo Reinheimer, elogiou a Sociedade Aliança pelos cuidados ao monumento. Já a presidente do clube, Gabriela Streb, falou sobre o orgulho para a Sociedade Aliança em sediar o Monumento ao Imigrante. “É importante que se valorize o nosso patrimônio e o monumento é um deles.” 

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Detalhes da obra

Criado em homenagem aos 100 anos da Imigração Alemã e inaugurado na época da emancipação de Novo Hamburgo, o Monumento ao Imigrante é o mais antigo da cidade. Toda a área externa será restaurada. Construído em técnica mista, o monumento apresenta paredes de tijolos maciços e estrutura de concreto armado, com presença de vigas metálicas e lajes de tijolo armado. Ele fica localizado na Rua Oscar Emílio Muller, 49, no bairro Vila Nova.

Equipe responsável pelo restauro | abc+



Equipe responsável pelo restauro

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

O projeto de restauro é da Associação de Moradores e Empreendedores (AME) de Hamburgo Velho e conta com parceria da Sociedade Aliança e da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O projeto é viabilizado por meio da lei 13.490/10 (LIC-RS), pelo programa Pró-Cultura RS com patrocínio máster do Grupo Zaffari e da Sulgás, patrocínio da Sinoscar e apoio de Formas Kunz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.