Afroturismo e patrimônio ganham destaque na Galeria Visit Brasil em Paris

IMG 4354 Afroturismo e patrimônio ganham destaque na Galeria Visit Brasil em Paris

Tânia Neres, coordenadora de Afroturismo da Embratur, fala durante debate sobre Afroturismo e conexões entre África e Brasil (Renato Vaz/Embratur)

A Galeria Visit Brasil encerrou sua temporada em Paris na quarta-feira (30) com duas rodas de conversa que celebraram a diversidade, a ancestralidade e o papel do turismo na preservação cultural. Criado pela Embratur em parceria com o Sebrae, o espaço-conceito promoveu uma imersão no Brasil real e plural, recebendo cerca de 900 convidados ao longo de cinco dias, entre jornalistas, influenciadores e representantes do trade turístico francês.

A primeira conversa, com foco no afroturismo, trouxe reflexões sobre o fortalecimento do legado afrodescendente por meio da atividade turística. Com mediação potente e falas contundentes, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que a pluralidade precisa estar também na promoção internacional do país. “O protagonismo brasileiro precisa ser tão diverso quanto o nosso país é. O turismo pode fazer a gente ficar melhor”, afirmou.

A coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, reforçou a urgência de colocar a população preta como protagonista do setor: “Durante muitos anos, sempre fomos a mão de obra do turismo, mas nunca os protagonistas. O afroturismo chega para plantar esse protagonismo.”

O encontro também contou com a CEO da Pequena África Paris, Jacqueline Ngo Mpii, e Jamile Machado, da Secretaria de Turismo de Salvador, que enfatizou a importância de uma atuação estruturada e consciente para consolidar o Brasil como destino de afroturismo.

Já a segunda roda de conversa focou nos patrimônios da UNESCO e no desafio de aliar preservação e atividade turística. Com a participação de nomes como Bruno Zétola (delegação brasileira na UNESCO), Peter Debrine (representando a Unesco) e Mauro de Andrade (Sebrae Maranhão), o debate reforçou que é possível sim promover o turismo de forma sustentável e inclusiva. “Estamos mostrando ao mundo que salvaguarda e turismo podem caminhar juntos, beneficiando comunidades e protegendo nossos tesouros naturais e históricos”, disse Zétola.

A Galeria Visit Brasil é uma vitrine do país para o mundo. Com experiências sensoriais e artísticas, a iniciativa leva o Brasil além das praias, revelando sua alma multicultural e os destinos que contam nossas histórias – de Salvador aos Lençóis Maranhenses, do Rio à Amazônia. Para os franceses que passaram pelo espaço, ficou uma certeza: o Brasil é muito mais do que um lugar, é uma experiência transformadora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.