Airbnb busca retorno do mercado internacional e de hotéis para recuperar crescimento

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CEO do Airbnb, Brian Chesky, no Skift Global Forum em setembro de 2022 (Reprodução/Skift/Dennis Schaal)

Em uma carta aos acionistas divulgada com os resultados do primeiro trimestre na quinta-feira (1º), o Airbnb disse que esperava melhores resultados no trimestre atual. “Nos EUA, vimos resultados mais fracos, o que acreditamos ter sido em grande parte impulsionado por incertezas econômicas mais amplas”, afirmou o Airbnb.

O negócio principal do Airbnb – hóspedes hospedados em aluguéis de curta temporada – cresceu menos de 10% em 2024 e apenas 8% no primeiro trimestre deste ano.

Brian Chesky, CEO da marcar, afirmou que a expansão internacional seria um fator-chave para o crescimento. A carta aos acionistas observou que os mercados de expansão cresceram mais que o dobro da velocidade dos principais mercados do Airbnb — EUA, Canadá, Reino Unido, França e Austrália — no primeiro trimestre.

Os principais mercados de expansão são Espanha, Itália, Alemanha, México, Brasil, China, Índia, Coreia do Sul e Japão, disse Chesky.

“Vamos pisar no acelerador e acredito que o mercado internacional será um dos maiores impulsionadores do crescimento, o que nos levará de volta ao crescimento de dois dígitos”, disse Chesky.

Chesky também disse que trazer mais hotéis de alta qualidade para a plataforma faz parte do plano. “Acreditamos que quase todos os hoteleiros do mundo adorariam ter o Airbnb como canal de distribuição”, disse Chesky.

Ele acrescentou que a empresa adquiriu o HotelTonight em 2019, mas teve que abandonar o desenvolvimento hoteleiro durante a pandemia. O Airbnb lançou recentemente uma promoção em que os hóspedes do HotelTonight ganham 10% de crédito no Airbnb. “Isso certamente fará parte da nossa estratégia novamente”, disse Chesky.

Ainda afirmou que a maneira de retornar aos dois dígitos no crescimento das diárias é aperfeiçoar seu negócio principal, e a empresa tomou medidas nesse sentido com o lançamento dos Favoritos dos Hóspedes. Enquanto isso, o Airbnb removeu 450.000 anúncios abaixo da média desde 2023.

O Airbnb também expandiu sua exibição de preço total antes dos impostos globalmente. Chesky disse que esse recurso atrai clientes para propriedades com os melhores valores e “incentiva o melhor comportamento dos anfitriões”.

De cada 9 pessoas, uma reserva um Airbnb em vez de um hotel, disse Chesky: “Então, se conseguíssemos que uma dessas nove pessoas reservasse um Airbnb, isso potencialmente dobraria o tamanho do nosso negócio.”

Chesky disse que a maioria das pessoas que visita o Airbnb não reserva uma estadia. Aliás, 1,5 bilhão de dispositivos — celulares, tablets e computadores — acessaram o Airbnb, então há um grande potencial para convencer mais pessoas por trás desses dispositivos a reservar e expandir o negócio.

Reserva de pernoites e experiências

No primeiro trimestre, as noites e experiências reservadas pelo Airbnb cresceram 8%, para US$ 143,1 milhões. A taxa de crescimento foi de 9,5% em relação ao ano anterior, mas parte dessa desaceleração pode ser atribuída a problemas cambiais.

O Airbnb acrescentou que a empresa espera que as diárias médias permaneçam estáveis ​​em 2025, em comparação com o ano passado.

Da mesma forma, o crescimento da receita foi de 18% no primeiro trimestre de 2024, mas aumentou apenas 6%, para US$ 2,3 bilhões no primeiro trimestre de 2025. O Airbnb disse que o crescimento da receita teria sido de 11% se não fosse por questões de moeda estrangeira e calendário no trimestre.

Em comparação, as diárias e a receita da Booking Holdings aumentaram 7% e 8%, respectivamente, no primeiro trimestre.

O lucro líquido do Airbnb caiu 41% no primeiro trimestre, para US$ 154 milhões. Isso se deveu principalmente à maior remuneração baseada em ações, devido ao aumento de funcionários, e à redução no valor de investimentos privados.

Canadenses optam pelo México

O Airbnb também relatou “fraqueza” nas viagens de canadenses aos EUA — em vista das tarifas propostas pelo presidente Trump e das conversas sobre transformar o Canadá no 51º estado dos EUA.

No entanto, o Airbnb disse que os canadenses ainda usam o Airbnb; em março, houve um aumento de 27% no número de canadenses reservando estadias no México, por exemplo.

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