Educavídeo produz documentário pelos 40 anos do Natal Luz de Gramado

 Em 2025, o evento mais procurado de Gramado e que tem duração de quase três meses completa 40 anos. É o Natal Luz, que transforma a cidade na casa oficial do Papai Noel, entre outubro e janeiro. E para celebrar estas quatro décadas, o programa municipal de audiovisual Educavídeo realiza a produção e gravação de um documentário.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Produção do documentário de 40 anos do Educavídeo



Produção do documentário de 40 anos do Educavídeo

Foto: Arquivo pessoal

O resgate histórico promete emocionar àqueles que acompanham as edições desde o início, assim como surpreender as pessoas que não sabem como esse atrativo nasceu e impactou tanto o desenvolvimento de Gramado.

Feira Feito em Gramado inicia com valorização do trabalho de produtores e artesãos locais

Como iniciou

A proposta partiu através da Gramadotur, autarquia municipal de Turismo, responsável pela organização do evento natalino, em convite feito pela presidente Rosa Helena Volk. São cerca de três professores, coordenação e 20 alunos do Educavídeo, divididos em diferentes funções, trabalhando na construção do documentário. 

“Começamos no projeto um pouco antes do início das aulas do programa. Algumas pessoas foram selecionadas nas turmas, quando a proposta foi apresentada”, explica uma das integrantes, Bianca Fioreze.

Museu de Cera de Gramado realiza homenagem ao Papa Francisco; saiba mais

O grupo se reúne, ao menos, uma vez por semana, seja para entrevistas, questões de locações ou para trabalhar na produção. “Além de todo o trabalho remoto que fazemos, que envolve pesquisa”, afirma. Lançamento Em agosto, um trailer deverá ser exibido na noite do Educavídeo, realizada no Festival de Cinema. “A produção completa do documentário, contudo, deve ser finalizada apenas em dezembro ou até mesmo no ano que vem, vai depender do andamento. Mas estamos sendo ousados, fazendo tudo com muitos detalhes e cuidados, queremos que seja uma produção excelente e encantar quem assistir”, diz.

A busca por materiais e entrevistas

Pessoas da comunidade e que contribuíram para a história do Natal Luz e da cidade serão entrevistadas. Os nomes ainda não são revelados. Mas as pesquisas são baseadas, principalmente, no livro de Luciano Peccin, “A Luz que Transformou uma Cidade”, que conta os bastidores dos primeiros 25 anos.

“Temos tentado trabalhar de uma forma dinâmica, que seja um documentário mágico, divertido. Além de contarmos uma história, que na verdade é a história da vida de muitas pessoas, estamos fazendo de uma forma criativa. O objetivo é causar emoção, queremos ver o público sentir a nostalgia”, explica Bianca.

FESTA DA COLÔNIA: Evento inicia com expectativa de vendas recorde; bolinhos de batata tem alta procura

Arquivos na Gramadotur e no Arquivo Público municipal também são utilizados para captação de material. “Algumas pessoas envolvidas tem também, como jornais antigos e fotos e colaboram conosco e nos cedem.”

Jornal de Gramado também foi fonte



Jornal de Gramado também foi fonte

Foto: Arquivo pessoal

“Fazer o registro é dar continuidade na história”

Para o grupo, a produção não é apenas para registro e manutenção da história, mas para transformação e para contação desses 40 anos para as próximas gerações. “Como estudante de História e atuante do audiovisual vejo como extremamente significativo ter esse documentário. O Natal Luz faz parte da história da cidade, é impossível falar sobre Gramado e não falar do Natal Luz. Fazer o registro é dar continuidade na história. Precisamos usar a tecnologia a nosso favor e o audiovisual deve ser usado como link a outras coisas ao nosso redor, e uma dessas coisas, é a história”, justifica Bianca.

“Estamos recontando algo que já aconteceu, então temos que ter vários cuidados na produção. É necessário ter atenção e ser atenta aos detalhes, porque às vezes faz uma diferença imensa”, finaliza sobre os desafios.

Campanha do Agasalho inicia em Gramado; veja como participar e doar

Adicionar aos favoritos o Link permanente.